O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já começou a devolver valores descontados indevidamente de aposentados e pensionistas. Segundo o mais recente balanço do órgão, mais de 533 mil beneficiários foram ressarcidos somente na primeira semana de pagamentos, realizados diretamente nas contas bancárias dos segurados.

A ação é resultado do acordo firmado pelo governo federal com entidades associativas que realizaram cobranças sem autorização. O objetivo é acelerar o reembolso para até 2,295 milhões de beneficiários elegíveis.

Pagamento segue ordem de adesão

De acordo com o presidente do INSS, Gilberto Waller, quem aderir mais cedo ao acordo receberá o valor com mais agilidade. “A nossa meta é que todos os 2,2 milhões de aposentados e pensionistas façam a adesão o quanto antes para garantir o ressarcimento”, afirmou durante entrevista ao programa A Voz do Brasil, da EBC.

O pagamento é feito diretamente na conta bancária onde o benefício é depositado. Por isso, é essencial que o segurado esteja atento aos canais oficiais para garantir sua participação.

Como fazer a adesão ao acordo

Os aposentados e pensionistas têm até o dia 14 de novembro para aderir ao acordo e garantir o reembolso. A adesão pode ser feita por dois canais oficiais:

  • Aplicativo ou site Meu INSS
  • Agências dos Correios, em todo o Brasil

Importante: não há link enviado por WhatsApp para adesão. As mensagens oficiais que o governo enviará por aplicativo apenas informarão que o cidadão está apto a participar do acordo. Qualquer link recebido deve ser ignorado para evitar golpes.

Estratégia de comunicação foi ampliada

Para garantir que nenhum beneficiário fique de fora, o INSS intensificou a divulgação sobre o acordo. Além do app Meu INSS, as informações também estão sendo disponibilizadas nos extratos bancários, nas agências bancárias e por meio de mensagens de WhatsApp (sem links).

“Não queremos deixar nenhum aposentado para trás. Já são mais de 2 milhões de pessoas que procuraram os Correios e 1,3 milhão que contestaram os descontos indevidos. Isso representa quase 30% do nosso público-alvo”, destacou Waller.

Benefícios para quem aderir ao acordo

Ao aderir ao acordo, o beneficiário concorda em não entrar com ação judicial para reaver os valores. No entanto, mesmo quem já ingressou com processo antes do dia 23 de abril de 2025 pode participar:

  • Se tiver uma ação judicial em andamento, o segurado pode aderir e desistir da ação;
  • Nesse caso, o INSS se compromete a pagar 5% de honorários advocatícios diretamente ao advogado responsável.

Atenção aos golpes

O INSS reforça que a adesão ao acordo só pode ser feita pelos canais oficiais. Links recebidos por aplicativos de mensagens não são seguros. Caso o beneficiário receba qualquer link, deve ignorar imediatamente.

“O reembolso será feito de forma integral, corrigido pelo IPCA, e sem intermediários. Fiquem atentos às fraudes”, alertou o presidente do INSS.

Quem pode aderir?

Podem aderir ao acordo os aposentados e pensionistas que contestaram os descontos indevidos e não receberam resposta da entidade ou associação após 15 dias úteis. A adesão é gratuita e, antes de assinar o acordo, os aposentados e pensionistas podem consultar o valor que têm a receber.

A adesão é feita exclusivamente pelos seguintes canais:

  • Aplicativo ou site Meu INSS
  • Agências dos Correios
  • A central telefônica 135 está disponível para consultas e contestações, mas não realiza adesão ao acordo.

Como aceitar o acordo pelo aplicativo Meu INSS?

  1. Acesse o aplicativo Meu INSS com CPF e senha;
  2. Vá até “Consultar Pedidos” e clique em “Cumprir Exigência” em cada pedido (se houver mais de um);
  3. Role a tela até o último comentário, leia com atenção e, no campo “Aceito receber”, selecione “Sim”;
  4. Clique em “Enviar” e pronto. Depois, basta aguardar o pagamento

    Como funciona o processo até a adesão ao acordo?

    O beneficiário registra a contestação do desconto indevido;
    Aguarda 15 dias úteis para que a entidade responda;
    Se não houver resposta nesse prazo, o sistema abre a opção para adesão ao acordo de ressarcimento.

Portanto, a ação do INSS representa um avanço importante na reparação dos prejuízos sofridos por milhões de aposentados e pensionistas em todo o país. Afinal, com pagamentos já em andamento e estrutura de atendimento ampliada, os beneficiários devem ficar atentos aos prazos e canais oficiais, garantindo o recebimento do valor de forma rápida, segura e transparente.

LEIA MAIS
Seis capitais do Nordeste entre os destinos preferidos dos aposentados
Estados do Nordeste despontam entre que têm mais inscritos no Enem
Alagoas lidera redução de mortes violentas no Nordeste
“Morango do Amor” bombou no tik tok e aumentou 2.300% os pedidos no iFood



Source link

Compartilhar.
Exit mobile version