Os alunos da rede pública que participam do programa Pé-de-Meia 2025 e nasceram nos meses de julho e agosto recebem nesta quinta-feira (31) o valor de R$ 200, referente à quinta parcela do benefício. O pagamento faz parte do incentivo-frequência e está condicionado à presença mínima de 80% nas aulas.

O programa, promovido pelo Ministério da Educação (MEC), beneficia estudantes do ensino médio regular e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) matriculados em instituições públicas. Os repasses seguem um cronograma que leva em consideração o mês de nascimento dos participantes.

Calendário de pagamento da 5ª parcela do Pé-de-Meia:

  • 📅 28 de julho – nascidos em janeiro e fevereiro
  • 📅 29 de julho – nascidos em março e abril
  • 📅 30 de julho – nascidos em maio e junho
  • 📅 31 de julho – nascidos em julho e agosto
  • 📅 1º de agosto – nascidos em setembro e outubro
  • 📅 4 de agosto – nascidos em novembro e dezembro

De acordo com o MEC, cerca de 3,3 milhões de estudantes devem receber o benefício até segunda-feira (4 de agosto). A Caixa Econômica Federal é a instituição financeira responsável pela administração dos recursos.

Como funciona o pagamento?

A princípio, os valores têm depósito automático em contas poupança digitais abertas em nome dos estudantes pela Caixa. Os recursos podem ter movimentação por meio do aplicativo Caixa Tem, desde que o beneficiário tenha 18 anos ou mais.

Para os menores de idade, é necessária a autorização do responsável legal para realizar saques ou transferências. Essa liberação pode ser feita diretamente no aplicativo ou presencialmente, em uma agência da Caixa.

Acompanhe o status do seu benefício

Os estudantes podem consultar o status do pagamento, bem como outras informações sobre frequência escolar e regras do programa, pelo aplicativo Jornada do Estudante, disponibilizado pelo MEC. Já o Caixa Tem e o aplicativo Benefícios Sociais também permitem o acompanhamento dos depósitos e movimentações financeiras.

Sobre o programa Pé-de-Meia

Em suma, o Pé-de-Meia é uma iniciativa federal voltada à permanência e conclusão do ensino médio por alunos de baixa renda, oferecendo um incentivo financeiro mensal de R$ 200 ao longo do ano letivo. A proposta é combater a evasão escolar, ampliar o acesso à educação e criar uma reserva financeira para os estudantes.



Source link

Compartilhar.
Exit mobile version