O destaque foi a exportação de sal, produto no qual o estado é líder nacional, responsável por 95% da produção do país.

Um porto no Nordeste chamou atenção pelos números robustos de movimentação de cargas. Trata-se do Porto de Areia Branca, no Rio Grande do Norte. Ele registrou um crescimento histórico na movimentação de cargas em abril, com um aumento de 82,3% em comparação com o mesmo período do ano passado. O destaque foi a exportação de sal, produto no qual o estado é líder nacional, responsável por 95% da produção do país.

A princípio, os dados, divulgados pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), mostram que o Nordeste como um todo também teve desempenho positivo, com 7,7 milhões de toneladas movimentadas – um aumento de 7% em relação a abril de 2024.

Por que o Porto de Areia Branca disparou sua movimentação de cargas?

Porto de Areia Branca é o principal ponto de escoamento do sal produzido no estado. Em abril, foram 376 mil toneladas do produto que passaram pelo porto. Isto indica um crescimento de 56,9% em relação ao mesmo mês do ano anterior.

Ao mesmo tempo, o sal é um produto estratégico para a economia potiguar, sendo utilizado em diversas indústrias, desde alimentícia até química. Desse modo, o aumento na movimentação indica forte demanda internacional e reforça a importância do porto para o abastecimento do mercado interno e externo.

Crescimento na movimentação de outros produtos

Além do sal, outros produtos tiveram desempenho expressivo nos portos nordestinos:

✅ Soja – Com 2 milhões de toneladas movimentadas, um aumento de 15,4%, consolidando o Porto de Itaqui (MA) como o principal hub de escoamento da região.
✅ Fertilizantes – Aumento de 39,2%, totalizando 600 mil toneladas.
✅ Contêineres – Crescimento de 9,2%, somando 1,1 milhão de toneladas.

O Porto de Areia Branca é responsável pela movimentação de 95% do sal do Brasil.

Investimentos e planejamento impulsionam resultados

Alex Ávila, secretário Nacional de Portos, destacou que o bom desempenho é resultado de investimentos e planejamento estratégico:

“O crescimento observado na movimentação de cargas nos portos do Nordeste mostra que o planejamento do Governo Federal para a retomada da economia está dando certo. Os investimentos realizados nos últimos anos têm gerado desenvolvimento e melhorado os indicadores econômicos da região.”

Portanto, com números tão positivos, fica claro que os portos do Nordeste estão se tornando pontos-chave para o comércio exterior e o desenvolvimento regional.

LEIA TAMBÉM
REC’n’Play 2025 promete agitar o Recife
Dois aeroportos do Nordeste estão no TOP 10 de passageiros do Brasil
Ceará supera a soma de todo o Sul e Sudeste em Olimpíada de História
Entenda a história dos fósseis do Nordeste que voltarão da Europa



Source link

Compartilhar.
Exit mobile version