
As atividades da clínica-escola de fisioterapia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) foram suspensas a partir desta terça-feira (23), após decisão do Departamento de Fisioterapia da instituição.
Desde segunda-feira (22), uma greve dos professores da universidade acontece na UEPB. Entre os motivos da paralisação, estão atrasos de pagamento e redução no orçamento da instituição.
A UEPB informou que não foi comunicada oficialmente da decisão do departamento e que, somente após isso, poderá se posicionar.
Para a TV Paraíba, o departamento confirmou que a suspensão acontece considerando os seguintes fatores com a greve instaurada:
- Não unanimidade sobre o retorno das atividades práticas entre alunos e docentes;
- Incerteza da condução do Calendário Acadêmico após a greve;
- As necessidades operacionais (transporte e manutenção) de discentes que residem fora de Campina Grande e que estão nessas atividades;
- As atividades teóricas estão totalmente suspensas;
A decisão aconteceu após uma reunião com os professores vinculados às disciplinas teórico-práticas e estágios supervisionados. Também foi definido que os estágios práticos em hospitais e UBS não funcionarão no decorrer da greve.
O departamento também informou que no que se refere à pesquisa e extensão, os professores decidirão individualmente.
Os serviços ofertados pela clínica-escola de fisioterapia da UEPB
São vários os serviços que são ofertados pela clínica-escola de fisioterapia da UEPB, além da capacitação dos estudantes para a profissão. Veja a seguir alguns atendimentos:
- Tratamento Dermatofuncional para: Acne inflamatória, Fibroedema gelóide (celulite), Gordura localizada, Estrias, Cicatrizes hipertróficas, Linfedemas (edema após remoção de linfonodos).
- Sequelas de cirurgias e queimaduras.
- Massoterapia
Habitualmente, a clínica-escola de Fisioterapia da UEPB funciona de segunda a sexta-feira, nos turnos da manhã e tarde, e chega a atender uma média de 100 pessoas diariamente, de acordo com a própria UEPB.