
O cantor e sanfoneiro paraibano Janício Silva estreia nesta segunda-feira (25) no reality show Estrela da Casa, da TV Globo, que lança novos artistas no mercado. Em entrevista exclusiva ao Jornal da Paraíba, ele falou sobre a trajetória e sobre a expectativa para o programa.
Janício nasceu em Campina Grande e foi criado na Feira Central da cidade, onde os familiares dele trabalham. No local, teve a ideia de gravar vídeos tocando sanfona e viralizou na internet.
Agora, ele vai participar de um grande desafio: ficar confinado com várias outras pessoas de diversos lugares do Brasil que despontam um lugar de destaque na classe artística. Essa é a proposta do reality Estrela da Casa.
O sonho de ser “reconhecido através da música” foi o que motivou o paraibano a se inscrever para participar no reality. Ele espera conseguir uma “agenda de shows lotada” depois de ganhar visibilidade em rede nacional e disse que, além de muita música, também vai levar sua personalidade para o programa.
“Gosto de fazer amizades, gosto de conversar, trocar experiências. Levar, através da música, alegria para as pessoas. Gosto, nos shows e nos conteúdos que eu faço, de interagir bastante com as pessoas. Sou verdadeiro e sincero também. Quando tem que falar a verdade, eu falo. Como cantor, eu represento não só o forró, mas também a cultura nordestina. Eu tenho essa missão”, disse.
Janício também falou sobre a expectativa pelo aprendizado com artistas mais experientes. Ele espera também poder dividir conhecimento com os outros participantes.
“A gente é sempre um aprendiz, ninguém sabe de tudo, e eu quero entrar no programa para aprender muito. Sei que vou aprender demais, tanto com os mentores, com as aulas, com os cursos que vamos ter lá dentro, com os ensinamentos. Mas, com os palcos da vida, com os shows que a gente faz, de barzinho, shows maiores, a gente traz experiências também. Quero usar essa minha experiência a meu favor”, afirmou.
Representatividade nordestina
Janício conta que sempre foi apaixonado por música e que isso tem relação com o lugar onde ele nasceu e foi criado: Campina Grande, a terra do Maior São João do Mundo.
“Desde criança, sempre fui apaixonado por música. Na minha cidade, que é Campina Grande, na Paraíba, tem um São João muito forte, um dos maiores do mundo. Então, a gente nasce escutando forró. Meu pai, que é do interior, já trazia forró para eu ouvir. Meus primos ouviam muito sertanejo. Comecei a ouvir muito sertanejo também. E eu era fascinado em assistir filmes que contavam a história de artistas, de cantores. Aquilo me fascinava, assistia repetidamente. Nessa época, nem passava pela minha cabeça ser cantor, me tornar um artista. Hoje, eu enxergo que era o início de um sonho”, afirmou.
No Estrela da Casa, o paraibano deve levar referências musicais como Luiz Gonzaga, “ídolo para a eternidade da nossa música”, e de nomes do forró contemporâneo, como Wesley Safadão, Xand Avião e João Gomes, além de clássicos como Flávio José e Dorgival Dantas.
Janício espera conseguir o tão sonhado reconhecimento nacional, e assim alcançar também muitos sonhos pessoais e profissionais.
“Acho que ter o reconhecimento daquilo que a gente faz. Se for reconhecido é porque está sendo bem-feito, né? As pessoas se identificam. Então, acho que mais do que o sucesso, o sinônimo da vida de estrela é você deixar as pessoas felizes, as pessoas gostarem de te assistir, de te acompanhar. Acho que é o que mais importa: mudar a vida das pessoas”, finalizou.