A programação do Viva Usina segue firme na missão de valorizar a cultura paraibana, com uma agenda diversificada entre os dias 25 e 27 de julho, na Usina Cultural Energisa, em João Pessoa. Com entrada gratuita, a programação celebra artistas paraibanos e promove experiências culturais para todas as idades e públicos diversos.

O projeto Viva Usina 2025 integra a estratégia de sustentabilidade do Grupo Energisa e é realizado através da Lei de Incentivo à Cultura, com produção da Atua Comunicação Criativa, apoio do Instituto Energisa, patrocínio do Grupo Energisa e realização do Ministério da Cultura e Governo Federal — União e Reconstrução.

Cinema e memória em destaque na sexta

As atividades começam na sexta-feira (25), com a Mostra de Cinema Paraibano, às 20h, na Sala Vladimir Carvalho. O público poderá assistir a duas obras importantes: “Teatro em Jampa Vive”, documentário dirigido por Kelly Freire, que resgata histórias e memórias do teatro pessoense, e “MULA [em sítio específico]”, performance audiovisual de Isaura Tupiniquim. que funde expressão corporal e crítica social com imagens poéticas e potentes.

Sábado com performance e musicalidade afro-indígena

No sábado (26), o Viva Usina traz duas apresentações que entrelaçam arte, política e ancestralidade. A partir das 20h, a artista Juliana Lima sobe ao Palco Bonde para apresentar a performance “Hiatos Temporais”, inspirada em poema de Pedro Neri. Propondo uma experiência sensorial que convida à reflexão sobre tempo, memória e silenciamentos históricos, a obra artística une dança contemporânea com referências afro-indígenas e trilha sonora de Topázio Aramurú Karirí.

Na sequência, às 22h, na Sala Vladimir Carvalho, a diversão fica por conta do músico e educador Paulo Rafael, o qual comanda o show “Bandagira”, que celebra as tradições afro-indígenas e a cultura popular nordestina. Integrante dos projetos Asa Orin e Tambores do Tempo, o músico mistura cantigas ancestrais, maracatu e poesia popular, e promete entregar uma de imersão profunda na força das tradições vivas da nossa região.

Domingo para toda a família: pintura, literatura e imaginação

O domingo (27) começa com um convite à criatividade para crianças e famílias. Às 16h, no Palco Bonde, o projeto ‘Pintança: Pintura Para Criança!’ oferece uma oficina gratuita de pintura livre, com um ambiente inclusivo, acessível e acolhedor. A atividade estimula o lazer criativo, o vínculo comunitário e a inclusão social, sendo adaptada para crianças com deficiência e com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Logo depois, às 17h, no mesmo espaço, a escritora e professora Jennifer Trajano lança seu livro infantil, “O Bombeiro Bombado”, que narra a história de Mário, um menino ribeirinho que sonha em ver o mar. Com ilustrações do artista Pedro Índio Negro, a obra dialoga com temas como sonhos, diversidade e superações.

Além da programação para este final de semana, segue em cartaz até o dia 10 de agosto, a exposição “Sonhos São Recados”, da multiartista feminista Wanessa Dedoverde, continua em cartaz na Galeria de Arte Alexandre Filho, oferecendo ao público uma imersão no universo do subconsciente e da espiritualidade feminina.

Balaio Energizado

Com apoio do Viva Usina, no domingo, 27, também acontece o Balaio Energizado, evento que traz para a Usina Energisa o mundo dos board games e que é organizado pelo Balaio dos Jogos, uma comunidade online com mais de 450 fãs do hobby, que se reúne toda semana para os mais diferentes tipos de jogos modernos. A ação acontece na Sala Vladimir Carvalho, das 10h às 21h, e os ingressos custam R$ 15 e podem ser adquiridos no local.

LEIA TAMBÉM
Entenda como a Transnordestina vai revolucionar o Nordeste
Nordeste tem 4 aeroportos com alta no fluxo de passageiros
Com mais de 3 mil km de costa, litoral nordestino tem diversidade de atrativos naturais, cultura, gastronomia
Estado do Nordeste registra 3 tremores de terra em dois dias



Source link

Compartilhar.
Exit mobile version