O Governo do Estado prevê concluir até dezembro a etapa 2 das obras do Pró-Transporte na zona Norte de Natal. A fase inclui a duplicação da avenida Moema Tinoco até a rotatória da Tocantínea e integra um contrato de R$ 26 milhões. Embora a Tocantínea já tenha sido contemplada em etapa anterior, o trecho será recapeado por conta do desgaste do asfalto.

“Fizemos um cronograma até dezembro para concluirmos tudo. Nossa previsão é essa”, afirmou o secretário estadual de Infraestrutura, Gustavo Coelho. Segundo ele, além do recapeamento da Tocantínea, estão previstas obras de iluminação e a execução de uma nova drenagem na altura do Ginásio Nélio Dias, para resolver problemas estruturais no local.

As obras da avenida Moema Tinoco seguem pendentes em trecho próximo à RN-304, nas imediações de um posto de gasolina, e devem avançar até a rotatória da Tocantínea. A intervenção faz parte do lote 2 do Pró-Transporte, considerado um dos mais complexos pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (SIN), devido a três fatores principais: o número elevado de desapropriações, a necessidade de remanejamento de tubulações da Caern e a reorganização da fiação da Neoenergia Cosern.

No total, o lote exigiu cerca de 60 desapropriações. Apenas uma segue pendente de pagamento, embora já tenha sido negociada com a Procuradoria-Geral do Estado (PGE). “A pessoa aceitou, já foi negociado, tudo acordado junto à PGE. Falta apenas o pagamento. É um valor de um vulto mais considerável, mas a ordem bancária está na Secretaria de Fazenda aguardando o pagamento. Não teremos mais dificuldade quanto a isso”, explicou o secretário.

O programa Pró-Transporte foi iniciado em 2007, ainda sob responsabilidade da Prefeitura do Natal, e passou ao Governo do Estado em 2013. A proposta contempla melhorias na mobilidade urbana da zona Norte, com intervenções nas avenidas Moema Tinoco, Tocantínea e Fronteiras. De acordo com a SIN, o valor total necessário para concluir as etapas 2 e 3 é de aproximadamente R$ 59 milhões. A previsão é que a etapa 3 seja entregue somente em 2026.

Avenida das Fronteiras será duplicada

A etapa 3 do Pró-Transporte vai contemplar a duplicação da Avenida das Fronteiras num trecho de pouco mais de 6km. Segundo o secretário Gustavo Coelho, o Governo do Estado está finalizando o Termo de Referência que vai embasar a execução do projeto junto à Caixa Econômica Federal. A perspectiva é lançar o edital ainda este ano e iniciar as obras até o final do primeiro trimestre de 2026.

“Conseguimos esses recursos e estão assegurados. Estamos elaborando o Termo de Referência e num debate com o Ministério das Cidades para eles aprovarem junto à Caixa Econômica. A empresa contratada precisará entregar projeto executivo e a execução da obra. É uma área densamente ocupada, será complexo, mas estamos evitando ao máximo desapropriações. Se houver, certamente será num quantitativo menor”, explica Coelho.

Com a proposta de contemplar espaços como as avenidas Moema Tinôco, Tocantínea e Fronteiras, as intervenções começaram em 2007, já passaram pela responsabilidade da Prefeitura do Natal e desde 2013 estão sob atribuição do Governo do RN.

A primeira etapa do Pró-Transporte contemplou o eixo Moema Tinôco/Conselheiro Tristão, que vai até o encontro com a Avenida João Medeiros Filho, e o Viaduto da Redinha que dá acesso à Ponte Newton Navarro. Todas essas já foram concluídas e passam apenas por manutenções periódicas de praxe por parte da Secretaria de Infraestrutura. No local foram criados dois eixos em pista dupla, corredor exclusivo de ônibus, ciclovia e implementadas as normas de acessibilidade.



Source link

Compartilhar.
Exit mobile version