Nesta terça-feira (22), o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha de Pernambuco, promoveu o plantio de mil mudas de espécies de mangue em uma área da Praia de Rio Doce, em Olinda, na Região Metropolitana do Recife (RMR). O evento contou com a presença do secretário estadual de Meio Ambiente, Daniel Coelho; da prefeita de Olinda, Mirella Almeida; do vereador Jesuíno Araújo e do secretário municipal de Meio Ambiente, Guilherme de Melo.
A ação plantou mil mudas das espécies mangue-vermelho (Rhizophora mangle) e mangue-branco (Laguncularia racemosa) em uma área de retenção de sedimentos localizada próxima à faixa de areia da praia. Ao todo, o local receberá 10 mil mudas. A iniciativa foi coordenada pelo professor Paulo Oliveira, do Núcleo de Educação Ambiental Professor Fábio Hazin (NEA), da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). O núcleo é um dos dois membros contemplados pelo edital do Plantar Juntos Manguezal e desenvolve um projeto de recuperação ambiental, dentro do programa, nos limites da RMR.
“Essa grande ação tem a capacidade de unir as pessoas nessa meta ousada da governadora Raquel Lyra. Contamos, nesse trabalho, com estudantes, núcleos de ensino e pesquisa, universidades e membros da sociedade civil. O objetivo do Plantar Juntos é que todo mundo atue na recuperação dos manguezais e da vegetação nativa de todo o estado de Pernambuco”, ressaltou o secretário Daniel Coelho.
O momento também marcou a assinatura de um termo de cooperação técnica entre o Governo de Pernambuco, a Prefeitura de Olinda e a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).
O plantio desta terça-feira, que integra parte da programação do Dia Mundial de Proteção aos Manguezais, comemorado no próximo dia 26 de julho, fez parte de uma das ações desenvolvidas no âmbito do Plantar Juntos, programa lançado pela governadora Raquel Lyra que procura recuperar a cobertura vegetal dos dois biomas pernambucanos (Caatinga e Mata Atlântica) com o plantio de quatro milhões de mudas em locais estratégicos de todo o estado.