Entre os dias 22 e 24 de agosto, a Usina Cultural Energisa recebe mais uma programação do projeto Viva Usina, que se consolida como plataforma de valorização da cultura paraibana. Assim, vai oferecer atividades totalmente gratuitas. A cada final de semana de lazer e diversão, o projeto amplia o diálogo entre artistas, comunidade e patrimônio, além de contribuir diretamente para a formação de público.

A programação começa na sexta, 22. E vai dedicar espaço para a produção teatral paraibana. Para denunciar os mais diversos tipos de violências e opressões contra as mulheres e refletir sobre as desigualdades de gênero, a Companhia Gambiarra apresenta na sexta, 22, o espetáculo teatral “Noivas”.

De forma densa e sensível, o texto retrata a história de cinco personagens mortas tragicamente. Contudo, retornam ao mundo dos vivos para reivindicar a dignidade e denunciar as marcas do patriarcado. A apresentação começa a partir das 20h na Sala Vladimir Carvalho.

O projeto Viva Usina 2025 é realizado através da Lei de Incentivo à Cultura. Com produção da Atua Comunicação Criativa, apoio do Instituto Energisa, patrocínio do Grupo Energisa e realização do Ministério da Cultura e Governo Federal — União e Reconstrução.

Sábado é dia de Brega e Ancestralidade

Conhecida pela mistura irreverente de brega, rock, lambada e carimbó, a programação no sábado (23) tem abertura com a banda paraibana Varal de Cabaré. Com início a partir das 20h, na Tenda da Música, o grupo apresenta canções do novo EP, previsto para 2025, e sucessos como a canção “Mototáxi do Amor”.

A programação segue na Sala Vladimir Carvalho com a Mestra Midinha e o espetáculo “Coco Ancestral”, que tem início às 22h. Celebrando as tradições do quilombo Riacho do Algodão, no Cariri Paraibano, o show acontece em formato de roda de coco. E vai contar com a presença de cantigas e memórias orais que reforçam a resistência feminina na cultura afronordestina.

A programação especial de domingo (24) segue com atividades para todas as idades. O Palco Bonde recebe a partir das 16h o espetáculo infantil ‘A Floresta do Raio Vermelho’. Encenado por Fábio França, a obra retrata com figurinos coloridos e músicas originais a história de amizade. Além disso, fala sobre preservação ambiental e defesa da fauna local, vivida por um burrinho e os animais de sua floresta, que ousam resistir e expulsar caçadores de sua floresta.

Encerrando a maratona cultural do final de semana, a partir das 17h, no mesmo palco, a arte-educadora Mana Galvão conduz a oficina ‘Histórias de Criança: Da Leitura à Criação com Recicláveis’. Dessa forma, vai unir literatura, sustentabilidade e brincadeira a partir da obra de Liz Cardoso Marinho. O objetivo da oficina é integrar tudo à brincadeira em um ambiente criativo e acolhedor.

Exposição em cartaz

A Galeria Alexandre Filho abriga de 22 de agosto a 22 de setembro a mostra fotográfica “Com os Pés na Terra e o Coração no Mar”, de Carol Marini. A abertura da exposição vai contar com uma intervenção do Maracatu Nação Pé de Elefante.

A artista, escritora e comunicadora retrata a infância em conexão com a natureza. Desse modo, visa transpor para as imagens a sensibilidade já presente em sua literatura. A visitação é gratuita e está aberta ao público de terça a sexta-feira, das 9h30 às 17h30. Já aos finais de semana, acompanha o horário da programação do Viva Usina 2025, das 16h às 22h.

LEIA TAMBÉM



Source link

Compartilhar.
Exit mobile version