A troca de titularidade da conta de luz é um procedimento simples, mas essencial para evitar transtornos ao responsável pelo imóvel, seja proprietário ou inquilino em qualquer classe de consumo: residencial, rural, comercial ou industrial. No entanto, muito clientes só percebem a necessidade da troca de titularidade no momento de uma situação de urgência. Por isso, a Equatorial Alagoas orienta que essa atualização seja solicitada assim que novo titular assumir o imóvel.
Para solicitar esse serviço, a Distribuidora dispõe de duas formas: pessoalmente nas agências de atendimento e postos credenciados, ou pelo site www.al.equatorialenergia.com.br clicando no menu “troca de titularidade” e seguindo o passo a passo indicado no portal.
O gerente de relacionamento com o cliente da Equatorial Alagoas, Paulo Guimarães, destaca os principais benefícios em efetuar a mudança de nome na conta de luz. “Com a troca de nome, o cliente garante o direito de ser cobrado pelo consumo apenas a partir do dia em que comprou ou alugou o imóvel. Não podendo assim ser responsabilizado por débitos ou irregularidades na medição anterior a mudança. O procedimento oferece ao titular maior segurança e agilidade na solicitação de serviços, como por exemplo, a negociação de débitos, que só pode ser feita pelo responsável do imóvel”, destacou o gerente.
Quando é necessário fazer a troca de titularidade?
Algumas situações comuns em que a atualização é obrigatória incluem:
– Na compra ou venda do imóvel;
– No início e término de contrato de aluguel;
– Na alteração de responsável pelo imóvel em caso de falecimento;
– Ou ainda na transferência do imóvel entre familiares.
Quais os documentos necessários?
Para pessoas físicas, a troca de titularidade da conta de luz é realizada mediante o envio da seguinte documentação: documento de identificação com foto e CPF; documento de vínculo com o imóvel (Contrato de locação, compra e venda ou escritura) e cartão social (NIS e BPC), se possuir.
Para pessoas jurídicas, a documentação exigida é: contrato ou estatuto social; cartão CNPJ; documento com foto e CPF do sócio solicitante.
Os pedidos de troca de titularidade também podem ser feitos por um representante. Nesse caso, é necessário incluir o documento com foto e CPF do representante e uma procuração autenticada.
Uma dica para quem deseja fazer a solicitação na comodidade da sua casa, é ter esses documentos digitalizados. Dessa forma o processo fica mais ágil e a solicitação é toda realizada pela internet.
Assessoria de Imprensa Equatorial Alagoas