Evento reúne representantes de todo o país para debater cases de sucesso e os desafios contemporâneos para os órgãos de controle
Presença de Alagoas no evento reafirma compromisso do Estado em alinhar-se às pautas nacionais
Heitor Teles / Ascom CGE
A Controladoria-Geral do Estado de Alagoas (CGE) participou, nos dias 24 e 25 de setembro, do XXI Encontro Nacional de Controle Interno, realizado em Goiânia, capital de Goiás. O evento foi promovido pelo Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), em parceria com a CGE-GO.
Com o tema “A Força do Controle Interno no Brasil que Queremos!”, a edição de 2025 destaca o protagonismo humano na construção de instituições públicas íntegras, confiáveis e inovadoras.
Para a controladora-geral, Sâmara Suruagy, a presença de Alagoas no evento reafirma o compromisso do Estado em alinhar-se às pautas nacionais.
“O Controle Interno é feito por pessoas que, com responsabilidade e propósito, fortalecem a confiança da sociedade nas instituições. Discutir esses aspectos no Conaci mostra que a CGE de Alagoas está conectada aos desafios contemporâneos, buscando sempre inovação com integridade”, destacou.
Programação estratégica
A agenda do Encontro Nacional incluiu palestras, painéis e cases de sucesso sobre governança, auditoria, compliance e outros temas atuais.
A abertura foi feita por Maria João, do Banco de Desenvolvimento da Ásia, com reflexões sobre o modelo IA-CM. Em seguida, o historiador e professor Leandro Karnal destacou o papel humano no controle das organizações.
No segundo dia, Gilberto Waller, presidente do INSS, abordou a detecção de fraudes e irregularidades, e o médico Drauzio Varella encerrou o evento tratando da saúde mental das lideranças.
Além das conferências, painéis discutiram compliance, ouvidorias, ESG, investigações e a Lei Anticorrupção. O encontro também contou com a entrega da Comenda de Honra ao Mérito em Controle Interno e foi finalizado a Reunião Técnica do Conaci, espaço reservado aos membros do conselho para avaliação dos resultados do encontro, alinhamento de estratégias e definição de novas ações conjuntas voltadas ao fortalecimento das controladorias em todo o país.
Conaci
Criado há mais de uma década, o Conaci atua como rede de cooperação entre órgãos de controle interno dos entes federativos. Hoje, conta com 68 membros e promove a troca de experiências, a difusão de boas práticas e o fortalecimento do papel das controladorias como pilares de integridade na administração pública.