Vigilância começa fiscalização em estabelecimentos por perigo de intoxicação por metanol na PB
Vigilância começa fiscalização em estabelecimentos por perigo de intoxicação por metanol na PB – Foto: Freepik.

A Agência Estadual de Vigilância Sanitária da Paraíba (Agevisa-PB) já iniciou as fiscalizações em bares e restaurantes pelo perigo de intoxicação por metanol em bebidas alcoólicas no estado. De acordo com o diretor-geral do órgão, Geraldo Moreira, as inspeções em bares e restaurantes foram liberadas desde a quinta-feira (2).

Segundo o diretor, apesar de não haver notificações de casos de intoxicação por metanol no estado até o momento, diversos órgãos de controle já se reuniram para antecipar eventuais casos.

Entre as providências adotadas por esses órgãos, além das fiscalizações em bares e restaurantes, está também a emissão de notas técnicas de como proceder em caso de teste positivo para o produto nos corpos das pessoas e também no caso de estabelecimentos portarem bebidas adulteradas.

“Desde quando surgiu o primeiro caso em São Paulo, nós já nos reunimos com Secretaria de Estado de Saúde e outros órgãos para providenciar notas técnicas e informações a todas as unidades de saúde, a toda rede hospitalar, fazer de imediato a notificação, para com isso fazer a investigação”, disse.

O diretor da Agevisa disse ainda que segunda-feira (6) uma reunião está marcada com os órgãos competentes para reforçar o enfrentamento de eventuais casos na Paraíba. Ele disse ainda que todas as vigilâncias dos municípios já foram notificadas para redobrar a atenção e começar as fiscalizações no estado.

Nesta sexta-feira (3), em João Pessoa, uma fiscalização foi feita em João Pessoa em um evento de grandes proporções que vai ser realizado no sábado (4). De acordo com o Procon-JP a fiscalização é em caráter preventivo e foram conferidos os fornecedores das bebidas do show e a origem dos produtos. Lacres e rótulos foram fiscalizados.

LEIA TAMBÉM

Abrasel orienta bares e restaurantes a ter atenção aos produtos

O presidente da entidade que representa bares e restaurantes na Paraíba, a Abrasel-PB, comandada por Arthur Lira, disse que os bares e restaurantes devem ter atenção redobrada com os produtos que vende, sempre checando a procedência das bebidas.

“A primeira coisa é a procedência na compra. Nós aqui na Paraíba temos grandes fornecedores, distribuidores idôneos, de muito tempo no mercado. Que os estabelecimentos procurem essas empresas, que por sua vez estão checando a procedência da compra deles, comprando diretamente das fábricas”, ressaltou.

Em relação aos detalhes das embalagens em si, o presidente disse que qualquer coisa fora do comum em relação ao lacre já deve ser olhado com desconfiança.

“A segunda coisa é a fiscalização, desde o lacre da caixa, a embalagem, desconfiar de qualquer coisa que leve à mínima suspeita. Havendo qualquer embalagem com qualquer suspeita, na mesma hora chamar as autoridades para que sigam essa trilha até chegar nos fabricantes clandestinos”, disse.

Em todo o Brasil, até o momento, foram notificados 113 casos de intoxicação por metanol em bebidas alcoólicas. 12 mortes também foram confirmadas no país. Em Pernambuco, estado vizinho à Paraíba, 6 casos foram registrados e uma morte. Os dados são do Ministério da Saúde.



Source link

Compartilhar.
Exit mobile version