O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) vai julgar nesta sexta-feira (5), às 10h, no Rio de Janeiro, uma denúncia que envolve o Anápolis e pode impactar diretamente a tabela final da 1ª fase da Série C. O processo foi movido pelo Guarani, que contesta a regularidade da vitória dos goianos por 2 a 0, no dia 21 de julho, pela 13ª rodada. A decisão, no entanto, não interfere na campanha do Botafogo-PB.

+ Botafogo-PB disputará a Série C pelo 13º ano seguido


				
					Série C 2025 sob análise: STJD julga pedido de anulação de jogo que pode alterar G-8 e Z-4
Lucas Figueiredo/CBF

Segundo a ação, o Anápolis teria atuado por alguns minutos com 12 jogadores em campo. O atacante João Celeri permaneceu no gramado mesmo após a entrada de Igor Cássio, chegando a participar de uma jogada defensiva em escanteio a favor do Guarani.

O árbitro Marcello Ruda Neves (DF) não teria percebido a irregularidade, o que, na visão do Bugre, configuraria erro de direito. O clube paulista se apoia no artigo 259, parágrafo 1º, do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que prevê a anulação de partidas quando há erro de direito com influência no resultado.

Possíveis mudanças na classificação

O Guarani terminou a 1ª fase já classificado ao quadrangular, mas tenta melhorar sua posição. Caso a partida seja anulada e remarcada, uma vitória simples colocaria o time na sexta colocação, alterando os confrontos. Um triunfo por dois ou mais gols poderia até colocá-lo em outro grupo. Em caso de derrota por três gols de diferença, o Bugre cairia para oitavo e mudaria de chave.

Na parte de baixo da tabela, o julgamento também pode ter reflexos. O CSA, que terminou em 17º com 22 pontos e acabou rebaixado, acompanha de perto. Se o Anápolis não confirmar o resultado no eventual novo jogo, pode perder posições e abrir espaço para a permanência do clube alagoano.

Guarani x Anápolis. Raphael Silvestre/Guarani FC

Botafogo-PB de fora da disputa

Entretanto, toda essa movimentação não afeta a campanha do Botafogo-PB. O Belo encerrou sua participação na 13ª colocação, com 23 pontos — quatro a menos que o Floresta, último classificado ao G-8, e apenas um à frente do CSA, primeiro clube do Z-4.

Independentemente da decisão do STJD, o Alvinegro da Estrela Vermelha já tem garantida sua 13ª participação consecutiva na Série C em 2026. Desde 2014, o clube é presença fixa na competição.

Leia mais notícias do esporte paraibano no Jornal da Paraíba



Source link

Compartilhar.
Exit mobile version