O primeiro passo foi dado com sucesso. Italo Ferreira derrotou o australiano Jack Robinson na primeira bateria do WSL Finals, que decide o título com os cinco melhores surfistas da temporada regular em Fiji, nesta segunda-feira (1º). Dominante do início ao fim, o potiguar de Baía Formosa venceu o adversário por 14,33 a 5,83 na soma das duas melhores notas.
Italo Ferreira, que já foi campeão mundial de surfe em 2019, vai enfrentar o americano Griffin Colapinto na segunda fase. A bateria está marcada para as 19h30 desta segunda. Caso passe de mais um, o caminho a decisão, que já tem o brasileiro Yago Dora garantido, conta com o sul-africano Jordy Smith.
Por liderar o ranking, Yago Dora precisa vencer apenas uma bateria para ser campeão mundial, ou seja, sem a necessidade de disputar uma série de melhor de três. Se o adversário levar o primeiro confronto, o antigo formato, utilizado desde 2021, volta a valer — quem vencer duas vezes conquista o título.
Além de já ter sido campeão mundial, Italo Ferreira também carrega o legado de ser o primeira medalhista olímpico de ouro da modalidade, em Tóquio, no ano de 2021.