Com diversas atividades ao longo da última semana, o Natal Shopping reafirma seu compromisso com a sustentabilidade e se mantém como referência de iniciativas ESG no varejo nacional. Pelo terceiro ano consecutivo, o empreendimento recebeu o Selo de Energia Renovável (I-REC) Simple Energy, que reconhece o uso de eletricidade proveniente de fontes limpas na operação. Além disso, o shopping foi convidado a participar de eventos como o Natal, Capital da Educação e o ExpoEduc com seu projeto Naty nas Escolas, de educação ambiental.
A adoção da energia renovável no empreendimento começou ainda em 2010, e apenas em 2024, a mudança fez com que mais de 628 toneladas de CO₂ equivalente (CO₂e) fossem lançadas na atmosfera. O impacto ambiental evitado é comparável a plantar 4.400 árvores e deixá-las crescer por dez anos ou retirar mais de 140 carros a gasolina das ruas por um ano.
A conquista integra a Agenda Horizonte ESG Ancar 2030, iniciativa da administradora Ancar Ivanhoe, que estabelece metas para medir e reduzir a emissão de gases de efeito estufa (GEE) nas operações até o fim da década.
“É um orgulho para o Natal Shopping ser referência no varejo local quando o assunto é governança sustentável. Um certificado como esse é a prova de que estamos no caminho certo para um futuro mais limpo, como agentes de transformação da nossa comunidade, e vamos continuar priorizando atividades que façam isso acontecer” afirma Felipe Furtado, superintendente do Natal Shopping.
Educação ambiental desde a infância
Além de práticas estruturais de responsabilidade ambiental, o shopping investe na conscientização das novas gerações. Neste mês, o empreendimento promoveu várias oficinas de sustentabilidade como parte da sua programação de férias para o público infantil. As atividades abordaram temas como compostagem, como fazer papel reciclado, uso consciente da água e plantio sustentável.


Mas o destaque quando o assunto é educação ambiental vai para o projeto “Naty nas Escolas”, que leva atividades lúdicas sobre o tema para escolas da rede pública de ensino. O público são crianças de até 6 anos, com apresentações teatral da mascote do empreendimento e outros personagens da fauna potiguar, somada à distribuição do livro “Naty e a Natureza”. A iniciativa já impactou mais de 2 mil crianças que estudam em Natal ou Região Metropolitana.
A iniciativa já obteve reconhecimento nacional ao conquistar o Prêmio Abrasce 2024, com o troféu de prata na categoria Newton Rique ESG. E, neste mês, o projeto esteve presente na ExpoEduc, o maior congresso educacional do Norte-Nordeste.
“Esse projeto é um dos que queremos investir ainda mais, porque com ele, conseguimos levar os nossos valores sustentáveis para além das nossas instalações, e propagar para as próximas gerações o valor das pequenas ações, que também fazem a diferença”, destaca Diana Petta, gerente de marketing do Natal Shopping.
Reciclagem e economia circular
O Natal Shopping também se destaca por ações permanentes de reaproveitamento de resíduos e estímulo à reciclagem. Um exemplo é o Hub de Reciclagem, localizado na Praça de Alimentação, que recebeu 272 toneladas de resíduos em 2024, como papelão, plástico, metal, eletrônicos, pilhas, cápsulas de café e óleo de cozinha, garantindo o descarte correto dos itens trazidos pelos próprios clientes.
Outro destaque é a compostagem de resíduos orgânicos: os restos de alimentos deixados nas bandejas da Praça de Alimentação são encaminhados ao projeto Minhocário do Berg, onde são transformados em adubo orgânico. O produto é devolvido ao shopping como adubo e comercializado na loja Sustentabilidade Transforma, fechando um ciclo de produção e consumo consciente. A prática contribui diretamente para a redução de emissões de gases de efeito estufa associadas ao desperdício de alimentos — que, segundo a FAO, representam até 10% das emissões globais.