Close Menu
    Notícias mais visualizadas

    Nordeste registra alta histórica de mais de 20% na renda familiar

    12 de setembro de 2025

    HUAC faz mutirão de exames e cirurgias para pacientes da fila de espera

    12 de setembro de 2025

    Bolsonaro preso: como um cartão falso de vacina da covid se tornou o germe da condenação do ex-presidente

    12 de setembro de 2025

    Ícone da cultura contra a repressão, Geraldo Vandré faz 90 anos

    12 de setembro de 2025

    o que muda na locação e venda?

    12 de setembro de 2025
    Facebook Instagram YouTube WhatsApp RSS
    • Anuncie Aqui
    • Quem Somos
    • Parcerias
    • Fale Conosco
    Instagram YouTube
    Nordeste Informa
    • Brasil
    • Nordeste
      • Alagoas
      • Bahia
      • Ceará
      • Maranhão
      • Paraíba
      • Pernambuco
      • Piauí
      • Rio Grande do Norte
      • Sergipe
    • Cultura
    • Esportes
    • Vídeos
    • Eventos
    • Colunistas
    Nordeste Informa
    Início » ABIH-RN fortalece parcerias em Portugal para impulsionar turismo europeu no RN
    Rio Grande do Norte

    ABIH-RN fortalece parcerias em Portugal para impulsionar turismo europeu no RN

    11 de março de 20257 Minutos de Leitura
    WhatsApp Facebook Twitter LinkedIn Email Telegram Copy Link


    O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do RN (ABIH-RN), Edmar Gadelha, está em Lisboa para participar da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), um dos maiores eventos de turismo da Europa, que ocorrerá entre 12 e 16 de março. Antes do evento, Edmar realiza uma série de encontros com diretores das agências de viagens de Portugal que mais enviam turistas para o Brasil. O objetivo é entender as atuais necessidades deste setor para aumentar o fluxo de turismo europeu para o RN.

    Nesta segunda-feira (10), o presidente da ABIH-RN esteve reunido com os diretores da Solférias e da Exótico Online. A boa notícia do encontro é que o interesse pelo destino Natal começou o ano com um crescimento de 25% nas duas agências.

    “O RN é o terceiro destino mais vendido por nossa empresa. É um dos mais importantes mercados que temos e entendemos que há potencial para crescer ainda mais”, avaliou o CEO da Solférias, Nuno Mateus. Temos total interesse em trabalhar a promoção deste destino em parceria com instituições como a ABIH-RN, completou Dário Brilha, diretor de produto da empresa.

    Nos encontros, Edmar Gadelha tem ressaltado a qualidade, robustez e diversidade da rede hoteleira do Rio Grande do Norte, que possui quase 60 mil leitos e é uma das mais estruturadas do Brasil. “Nossa rede hoteleira tem capacidade e qualidade para atender com conforto diferentes perfis de visitantes nacionais e internacionais. Esse é um grande diferencial em relação a outros destinos do Brasil”, detalha o presidente da ABIH-RN.

    O aquecimento da procura pelo destino Natal-RN também foi apontado pelo diretor da Exótico Online, Guilherme Ferreira. “Nossa meta é manter este crescimento até o final de 2025 e já trabalhar novos produtos para 2026. A ativação de outros produtos em Pipa e na região de Ponta Negra são opções para serem trabalhadas”, analisa.

    Guilherme Ferreira antecipou a Edmar Gadelha que já confirmou um voo extra com turistas portugueses para a virada do ano em Natal. “Este ano, dos quatro voos que teremos neste período, um vai para Natal”. O diretor da Exótico Online levou cerca de 8 mil turistas da Europa para o Brasil em 2024. “Queremos chegar a 10 mil este ano. É um desafio, mas estamos com foco nesta meta”.

    Mesmo diante do crescimento que as agências de Portugal confirmam, Edmar Gadelha explica que há grande espaço para expansão do turismo internacional no Rio Grande do Norte. Em 2024, o estado registrou um crescimento de 27,2% no número de turistas internacionais, atingindo 25 mil visitantes estrangeiros.

    “Mas este número ainda é tímido frente ao total de 6,6 milhões de turistas internacionais que chegaram ao Brasil no mesmo período. A quantidade de turistas estrangeiros também é pequena em relação aos 2,3 milhões de turistas brasileiros que visitaram o estado em 2024. Ou seja, temos um grande trabalho pela frente e muito espaço para crescer”, analisa Gadelha.

    Turismo sustentável para turistas exigentes

    Nos encontros com as operadoras portuguesas e demais interlocutores do setor turístico europeu, o presidente da ABIH-RN, Edmar Gadelha, tem enfatizado os grandes diferenciais do Rio Grande do Norte como destino turístico. Entre os temas centrais, a sustentabilidade tem sido um dos mais destacados. Ele argumenta que um número crescente de turistas europeus busca destinos comprometidos com o meio ambiente e que o Rio Grande do Norte já tem um forte diferencial nesse quesito, consolidando-se como referência no turismo sustentável.

    Esse compromisso se reflete diretamente na hotelaria potiguar, que já adota práticas alinhadas a essa demanda global. Um dos exemplos mais emblemáticos é o Hotel Escola Barreira Roxa, o primeiro da América Latina a receber a certificação ISO de Sustentabilidade em Hotelaria (ISO 21401).

    “Investir em turismo sustentável é uma necessidade, não uma opção. Precisamos garantir o desenvolvimento econômico do turismo sem comprometer o meio ambiente, apostando em práticas sustentáveis, como gestão eficiente de resíduos e redução dos impactos ambientais”, destaca Gadelha.

    Além dos avanços na hotelaria, o Rio Grande do Norte se destaca nacionalmente na geração de energia renovável, liderando o ranking brasileiro na produção de energia eólica, com 28,9% da geração nacional, além de contar com um expressivo potencial na energia solar.

    “Os europeus valorizam destinos sustentáveis. Nosso compromisso com o meio ambiente e práticas sustentáveis são reconhecidos internacionalmente e atraem turistas interessados em turismo consciente”, afirma Gadelha em todas as reuniões.

    Segurança é palavra de ordem para atrair europeus

    Outro dado positivo que o presidente da ABIH-RN leva a Lisboa são os avanços na área de segurança pública. O Rio Grande do Norte encerrou 2024 com um marco histórico: o menor número de mortes violentas dos últimos 14 anos. O destaque especial é Natal, que registrou as menores taxas de homicídios e crimes violentos entre todas as capitais do Nordeste.

    “Natal, nosso grande cartão-postal, voltou a ser a capital menos violenta do Nordeste, com índices bem abaixo dos registrados em capitais maiores, como Recife e Fortaleza. Segurança, história e sustentabilidade são pilares fundamentais que tornam o Rio Grande do Norte um destino diferenciado no contexto brasileiro”, explica Edmar Gadelha em todas as reuniões.

    História e cultura: diferenciais ainda não explorados do RN

    Além das belezas naturais amplamente conhecidas, o Rio Grande do Norte oferece uma série de atrativos ainda pouco explorados pelo mercado europeu. Entre eles, estão os fortes laços históricos e culturais que ligam o estado diretamente a Portugal e à Europa desde o início da colonização do Brasil.

    Pesquisas históricas recentes sugerem, inclusive, que o primeiro contato português com terras brasileiras pode ter ocorrido na costa potiguar, em 1500. A capital, Natal, fundada por portugueses em 25 de dezembro de 1599, guarda esse vínculo diretamente em seu nome e em seu principal monumento histórico: a emblemática Fortaleza dos Reis Magos, construída em 1598 como ponto estratégico para a defesa territorial.

    Outro relevante episódio histórico ocorreu durante a Segunda Guerra Mundial, quando Natal tornou-se uma das principais bases aéreas dos Aliados. A cidade ficou conhecida mundialmente como Trampolim da Vitória, por ser uma plataforma essencial para operações aéreas com destino à Europa e à África.

    “Essa herança histórica única ainda é pouco conhecida e explorada e pode atrair turistas europeus interessados em conhecer de perto locais que foram decisivos em momentos críticos da história mundial”, ressalta Gadelha.

    A riqueza cultural do Rio Grande do Norte também se destaca pela forte herança portuguesa, evidente na gastronomia típica – com pratos como a ginga com tapioca e a carne de sol –, no artesanato tradicional de rendas e bordados, além dos eventos culturais que preservam tradições europeias, como as festas juninas.

    RN fortalece laços com Portugal por meio de nova rota marítima

    O Rio Grande do Norte também avança na expansão de sua atividade econômica com a criação de uma nova rota comercial marítima entre os portos de Natal e Setúbal, em Portugal. O vice-governador Walter Alves participou, na manhã desta terça-feira (11), em solo português, da assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre a Companhia Docas do RN (Codern) e a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS), mediado pelo Governo do Estado.

    Vice-governador Walter Alves participou da assinatura do acordo – Foto: Divulgação

    O acordo estabelece as bases para a criação de uma linha de transporte marítimo regular entre os dois terminais portuários, facilitando o fluxo de mercadorias, e ampliando as relações comerciais entre o Rio Grande do Norte e Portugal. O termo de cooperação foi assinado pelo vice-governador como testemunha, pelo presidente da Codern, Paulo Henrique de Macedo Carlos, e pelo presidente do Conselho de Administração da APSS, Carlos Alberto do Maio Correia.



    Source link

    Siga nosso Instagram
    Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter LinkedIn Email Copy Link
    AnteriorPipeiros do Ceará repudiam atraso nos pagamentos e cobram compromisso do Governo Federal – Portal de Notícias CE
    Próximo Operação apreende bens de influencer por rifas ilegais

    Notícias Relacionadas

    Defesa de Bolsonaro diz que penas são ‘absurdamente excessivas’

    12 de setembro de 2025

    16º Festival Internacional de Cinema de Baía Formosa abre inscrições para filmes

    11 de setembro de 2025

    Fux absolve Bolsonaro dos cinco crimes da trama golpista

    10 de setembro de 2025

    RN reduz despejo irregular de esgoto, mas continua acima da média nacional

    10 de setembro de 2025
    Notícias mais Visualizadas

    Cícero e outros políticos brasileiros que estavam em Israel desembarcam em Natal nesta quarta

    18 de junho de 2025Por Nordeste Informa

    saiba como funciona e como ativar no celular dos filhos

    27 de julho de 2025Por Nordeste Informa

    Relatório aponta 10 mil falhas em saúde da Paraíba; bebês e idosos estão entre os mais afetados

    4 de março de 2025Por Nordeste Informa

    conheça as equipes, o regulamento e a tabela do estadual

    14 de julho de 2025Por Nordeste Informa

    Duas comunidades da Grande João Pessoa vão receber R$ 182 milhões do PAC Periferia Viva

    25 de julho de 2025Por Nordeste Informa

    Inscreva-se para receber atualizações

    Fique por dentro das últimas notícias e tendências em tempo real.

    O Jornal Digital do Nordeste Brasileiro.
    Compromisso com a Realidade dos Fatos.

    Conecte-se conosco:

    Instagram YouTube
    Notícias em Alta

    Nordeste registra alta histórica de mais de 20% na renda familiar

    12 de setembro de 2025

    HUAC faz mutirão de exames e cirurgias para pacientes da fila de espera

    12 de setembro de 2025

    Prefeitura de Pilar é alvo de fake news e anuncia medidas jurídicas sobre os casos

    12 de setembro de 2025
    Newsletter

    Inscrevas-se para atualiações

    Fique por dentro das últimas notícias e tendências em tempo real.

    Nordeste Informa
    • Quem Somos
    • Anuncie Aqui
    • parcerias
    • Fale Conosco
    • Política de Privacidade
    © 2025 | Portal de Notícias Nordeste Informa - Compromisso com a Realidade dos Fatos | Todos os Direitos Reservados.

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.

    Utilizamos cookies para oferecer a melhor experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, consideramos que você concorda com o uso desses cookies.ACEITOPolítica de Privacidade