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    Paraíba

    Semob segue em ‘marcha lenta’ para definir sobre faixa exclusivas de ônibus

    5 de março de 20253 Minutos de Leitura
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					Opinião: Semob segue em ‘marcha lenta’ para definir sobre faixa exclusivas de ônibus
    Foto: Secom/JP. Laerte Cerqueira

    A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) segue em ‘marcha lenta’ quanto à definição sobre a reativação ou não das faixas exclusivas para ônibus na capital.

    As vias foram liberadas no dia 27 de janeiro, em meio à greve dos motoristas, e desde então a gestão municipal tem sido resistente em retornar com o modelo que, segundo especialistas, traz eficiência ao transporte coletivo.

    Quem anda de carro, claro, quer o espaço livre para fugir dos congestionamentos. Quem precisa do ônibus espera que a faixa continue livre para chegar ao destino mais rápido.

    Para este último grupo, já existe penalidades demais, como atrasos, falta de regularidade, falta de ar condicionado, lotação e espera nas paradas.

    A questão é que entra semana e sai semana e o tão esperado estudo anunciado pela Semob não sai.

    A análise para justificar a manutenção da exclusividade, a retirada ou uma adaptação ao modelo atual ou a mudança está há um mês sendo produzido.

    Em contrapartida, quem divulgou um estudo, nesta quarta-feira (5), foi o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de João Pessoa (Sintur-JP).

    De acordo com o sindicato, a velocidade dos ônibus caiu 20% e o tempo de percurso em trechos importantes aumentou significativamente, tornando a experiência do usuário ainda mais desgastante.

    Definição sobre faixas em ‘marcha lenta’

    Apesar dos dados do Sintur, o diretor de operações da Semob-JP, Sanderson Cesário, disse à CBN Paraíba que a equipe deve se reunir e anunciar formalmente o formato que será adotado na capital até a próxima segunda-feira (10).

    A tendência, segundo ele, é que as faixas exclusivas sejam reativas, mas que há a possibilidade que elas sejam flexibilizadas em alguns horários noturnos, em transporte público é reduzido.

    A definição, entretanto, está na mãos do superintendente da Semob-JP, Marcílio Siqueira, que atualmente tem evitado responder a imprensa sobre o assunto. Em entrevista recente à CBN, ele demonstrou ter opinião favorável à extinção das faixas.

    Faixas exclusivas são eficientes, diz Sintur

    De acordo com a Sintur, João Pessoa conta atualmente com 20 km de faixas preferenciais em vias estratégicas como as avenidas Epitácio Pessoa, Dom Pedro II, Josefa Taveira, Vasco da Gama e Lagoa. Esses corredores, criados para priorizar ônibus que transportam cerca de 180 mil passageiros por dia útil. Em horários de pico, cada ônibus chega a levar 60 passageiros, equivalente a mais de 40 carros ocupados individualmente.

    São dados que mostram que a mobilidade urbana em João Pessoa precisa de decisões rápidas e eficazes. Enquanto a Semob-JP hesita, a população sofre com o tempo perdido no trânsito e com um sistema de transporte público cada vez menos atrativo. Passou da hora de priorizar aqueles que realmente precisam do transporte coletivo e garantir que as faixas exclusivas sejam definitivamente reativadas, sem concessões que comprometam sua eficácia.



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