Close Menu
    Notícias mais visualizadas

    Descubra a fruta típica do Nordeste que ajuda a prevenir infarto

    29 de julho de 2025

    impacto negativo para Paraíba deve ser superior a R$ 100 milhões, aponta CNI

    29 de julho de 2025

    Levantamento tem 11 destinos do Nordeste entre os 20 primeiros

    29 de julho de 2025

    Carla Zambelli é presa na Itália: o que acontece agora?

    29 de julho de 2025

    Turismo de eventos impulsiona economia do Nordeste

    29 de julho de 2025
    Facebook Instagram YouTube WhatsApp RSS
    • Anuncie Aqui
    • Quem Somos
    • Parcerias
    • Fale Conosco
    Instagram YouTube
    Nordeste Informa
    • Brasil
    • Nordeste
      • Alagoas
      • Bahia
      • Ceará
      • Maranhão
      • Paraíba
      • Pernambuco
      • Piauí
      • Rio Grande do Norte
      • Sergipe
    • Cultura
    • Esportes
    • Vídeos
    • Eventos
    • Colunistas
    Nordeste Informa
    Início » 44% da malha ferroviária tem ociosidade
    Maranhão

    44% da malha ferroviária tem ociosidade

    4 de março de 20253 Minutos de Leitura
    WhatsApp Facebook Twitter LinkedIn Email Telegram Copy Link


    Ferrovias paradas: 44% da malha ferroviária tem ociosidade superior a 90%
    Ferrovias paradas: 44% da malha ferroviária tem ociosidade superior a 90% (PAC / Agência Senado)

    BRASÍLIA – Um estudo divulgado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) revela que 64% da malha ferroviária do Brasil está subutilizada, levando-se em conta os trechos com ociosidade acima de 70%. Nos casos em que a ociosidade ultrapassa 90%, o trecho da malha ferroviária subutilizada é de 44%.

    Na avaliação do professor da Universidade Federal do Ceará (UFC) e pesquisador em Economia de Infraestruturas com ênfase em transportes, Gildemir da Silva, esse cenário está relacionado a fatores como foco em corredores de exportação.

    “O transporte ferroviário é caracterizado por transportar grandes cargas ou em grande escala. Ao longo dos anos, no pós-concessão, as ferrovias concedidas centralizaram foco em corredores de exportação. Esse tipo de corredor penaliza trechos que não são utilizados para esse fim. Como o Brasil centra muito a exportação em comodities e minérios, particularmente as ferrovias que estão sendo usadas, em sua maioria, transportam esse tipo de produto”, considera. 

    Leia também: Senado pode votar projeto que reduz inelegibilidade de políticos condenados

    Ainda segundo Silva, do ponto de vista econômico, o Brasil ganha em termos de exportação. No entanto, internamente, essa subutilização de determinados trechos representa prejuízo para o país. “A gente acaba tendo uma infraestrutura subutilizada, até mesmo roubada ou destruída ao longo do tempo. É preciso ter uma política adjacente para reverter esse quadro”, pontua. 

    Neste setor, os problemas mais recorrentes em transporte de cargas que levam a essa situação são o descumprimento de investimentos obrigatórios e o abandono de trechos de ferrovias, de acordo com o relatório do TCU. 

    No Brasil, embora a infraestrutura ferroviária seja extensa – com 29.022 km – há baixa densidade e conectividade em relação a outros países com malhas consideráveis, como é o caso dos Estados Unidos e da China. Para o TCU, essa limitação provoca dificuldade de integração e utilização compartilhada entre diferentes operadores, o que agrava o desafio de cobertura nacional.

    Marco Legal das Ferrovias

    Em meio a esse cenário, recentemente o presidente da Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado, senador Marcos Rogério (PL-RO), afirmou que realizará diligências para avaliar o funcionamento do Marco Legal das Ferrovias, que foi aprovado em 2021. Segundo o parlamentar, requerimentos sobre o setor já devem ser apresentados nas próximas semanas.

    “[O marco] foi um avanço importante, do ponto de vista normativo, mas agora a gente precisa começar a fazer diligências com a comissão para verificar como está funcionando na prática os modelos que foram estabelecidos, o direito de passagem”, disse.

    Rodovias 

    De acordo com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), as concessões de rodovias federais geraram mais de R$ 16 bilhões em receitas de pedágio, entre 2022 e 2023. O estudo do TCU aponta que essa quantia foi arrecadada em meio a um cenário de crescente fluxo de veículos, que passou de 735 milhões para 801 milhões, de um ano para o outro. 

    Além disso, em um comparativo de qualidade rodoviária sob gestão pública e privada, o levantamento mostra que o setor público está com uma responsabilidade sobre mais de 198 mil quilômetros de extensão e, desse total, 24,7% estão em ótimo ou bom estado. Já quanto o setor privado, a extensão compreendida é de cerca de 23 mil quilômetros, sendo que, desse total, 69% estão em ótimo ou bom estado. 

    Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o
    Imirante nas redes sociais
    X,
    Instagram,
    TikTok e
    canal no Whatsapp.
    Curta nossa página no Facebook e Youtube.
    Envie informações à Redação do Portal por
    meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.





    Source link

    Siga nosso Instagram
    Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter LinkedIn Email Copy Link
    AnteriorGoverno quer retomar plano de taxar big techs
    Próximo Ceará registra chuvas em 135 municípios; Fortaleza acumula mais de 150 mm – Portal de Notícias CE

    Notícias Relacionadas

    Possível reação do Brasil a tarifaço pode afetar preços d

    29 de julho de 2025

    Dita prepara-se para cantar – Imirante.com

    29 de julho de 2025

    Veja como fazer panqueca de carne moída

    28 de julho de 2025

    Carlinhos Maia e Lucas anunciam fim do relacionamento

    27 de julho de 2025
    Notícias mais Visualizadas

    Prefeitura de Cabedelo cancela festa de São João no Renascer

    20 de junho de 2025Por Nordeste Informa

    Caixa aposta alto na Paraíba e pretende turbinar negócios que faturam até R$ 1 bilhão

    2 de junho de 2025Por Nordeste Informa

    Safadão deixa hotel e canta com trio, no meio do público, em Campina Grande: ‘Não aguentei’

    8 de junho de 2025Por Nordeste Informa

    Mais de 164 mil ainda não enviaram a declaração do Imposto de Renda na Paraíba

    25 de maio de 2025Por Nordeste Informa

    Como o Pelourinho virou o destino de turistas do mundo todo

    21 de maio de 2025Por Nordeste Informa

    Inscreva-se para receber atualizações

    Fique por dentro das últimas notícias e tendências em tempo real.

    O Jornal Digital do Nordeste Brasileiro.
    Compromisso com a Realidade dos Fatos.

    Conecte-se conosco:

    Instagram YouTube
    Notícias em Alta

    Descubra a fruta típica do Nordeste que ajuda a prevenir infarto

    29 de julho de 2025

    Possível reação do Brasil a tarifaço pode afetar preços d

    29 de julho de 2025

    impacto negativo para Paraíba deve ser superior a R$ 100 milhões, aponta CNI

    29 de julho de 2025
    Newsletter

    Inscrevas-se para atualiações

    Fique por dentro das últimas notícias e tendências em tempo real.

    Nordeste Informa
    • Quem Somos
    • Anuncie Aqui
    • parcerias
    • Fale Conosco
    • Política de Privacidade
    © 2025 | Portal de Notícias Nordeste Informa - Compromisso com a Realidade dos Fatos | Todos os Direitos Reservados.

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.

    Utilizamos cookies para oferecer a melhor experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, consideramos que você concorda com o uso desses cookies.ACEITOPolítica de Privacidade