Depois de passar por uma pré-seleção gratuita comtestes aplicados pela Télos através do programa Télos DiversiTech – que mede conhecimentos em lógica de programação, raciocínio computacional e resolução de problemas -, 80 pessoas com deficiência participam neste sábado (27) das 9h até às 17h e domingo (28), das 8 às 13h, de um hackathon. O evento, que será realizado no CESAR, no bairro do Recife, é uma espécie de maratona intensiva presencial onde os participantes apresentam casos e criam soluções inovadoras em um curto espaço de tempo.
O tema principal do evento será Hackathon Inova.Ação PCD Acessibilidade 360º no CESAR, para ser desenvolvido em até 90 dias, onde os participantes serão divididos em grupos de dez pessoas. A proposta será criar um projeto para tornar o CESAR mais acessível em quatro frentes diferentes que são: Frente de acessibilidade digital e conteúdo; Sinalização, fluxo e atendimento no campus; Comunicação inclusiva e libras áudio texto; e Empregabilidade e vivência no trabalho. Eles poderão escolher um deles para apresentar para a banca.
O objetivo é que, ao final do processo,até 35 pessoas desse grupo possam ser contratadaspelo centro de inovação para trabalharem na área de Desenvolvimento de Software e em paralelo realizarem de forma gratuita a formação.A iniciativa faz parte do programa Inova.Ação PCD promovido pelo CESAR – mais completo centro de inovação e conhecimento do Brasil, em parceria com a Télos – empresa especializada em potencializar o desenvolvimento de equipes por meio da capacitação em tecnologia e Inteligência Artificial – que busca ampliar o acesso de pessoas com deficiência ao setor, promovendo empregabilidade e formação com foco em equidade no ecossistema tecnológico.
“O CESAR é uma organização comprometida com a inclusão de grupos subrepresentados no mercado de trabalho. Somos signatários do Pacto de Equidade Racial Brasil, da ONU Mulheres e do Pacto Global da ONU, além de termos o selo Women on Board por possuirmos um número representativo de mulheres em nosso conselho”, explica Karla Godoy, COO do CESAR.
“Além disso, já realizamos outras ações no passado para ampliar a entrada de mulheres, pessoas negras e com deficiência no mercado de trabalho, porque acreditamos que a verdadeira inovação não se faz com iguais, e sim com olhares e perspectivas diferentes, que representem a diversidade da sociedade em que vivemos“, completa Godoy.
Segundo a PNAD Contínua 2022, do IBGE, Recife é a capital brasileira com o maior percentual de pessoas com deficiência: 11,1% da população com 2 anos ou mais, cerca de 182 mil pessoas. Destas, 74,5% estão em idade ativa, mas fora do mercado de trabalho. O Inova.Ação PCD surge como resposta a esse cenário, com o objetivo de transformar realidades, impulsionar carreiras e tornar o mercado de tecnologia mais inclusivo e representativo.
Os nomes dos participantes aprovados para a formação serão divulgados no dia 6 de outubro e a contratação está prevista para o próximo mês. “A Télos acredita no poder da tecnologia como propulsor da educação e diminuição das desigualdades. E, com esse projeto, temos a chance de mostrar que inclusão não é só discurso, é prática, é processo, é investimento em gente”, destaca a fundadora e CEO da Télos, Gabriella Ribeiro.
SERVIÇO:
Hackathon do Programa Inova.Ação PCD
Dias: 27 e 28 de setembro (sábado e domingo)
Horários: sábado das 9h às 17 e domingo das 8 às 13h
Onde: CESAR, na Avenida Cais do Apolo, 77, Recife