A mobilidade urbana de Salvador deu um passo crucial nesta terça-feira (19). A Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB) realizou a sessão pública para a licitação das obras do tão aguardado Tramo 4 da Linha 1 do Metrô, que vai conectar, por um túnel subterrâneo, a Estação Lapa à futura Estação Campo Grande. A princípio, este é um dos projetos de infraestrutura mais estratégicos para o centro da capital baiana.
Ao mesmo tempo, a abertura dos envelopes das propostas técnicas e de preços marca o início de uma nova e decisiva fase para o projeto, que está inserido no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Desse modo, representa um investimento superior a R$ 1,5 bilhão.
O que está sendo licitado?
Assim, o edital (Licitação 25.002) contempla a implantação completa deste trecho estratégico. Dois grandes consórcios, cada um formado por quatro empresas, disputam a contratação. São eles:
Consórcio Licitante | Empresas Participantes | Observação |
---|---|---|
Expresso 2 de Julho | Áyla Construtora S.A.; OECI S.A; Metrô Engenharia e Construtora LTDA; MPE Engenharia e Serviços S.A. | Algumas empresas estão em recuperação judicial. |
Construtor Linha 1 Tramo 4 | Mendes Júnior Trading e Engenharia S.A.; Powerchina International Group Limited do Brasil S.A.; Toniolo, Busnello S.A.; Pampulha Engenharia. | Algumas empresas estão em recuperação judicial. |
Impacto na mobilidade: mais conforto e eficiência
A nova Estação Campo Grande, com previsão de atender 11,5 mil passageiros por dia, será um marco. Localizada em um ponto neurálgico da cidade, próximo a ícones culturais como o Teatro Castro Alves e no coração do circuito do Carnaval, ela promete integrar cultura, comércio e transporte de forma inédita.
Próximos passos e detalhes do projeto
A licitação ainda não tem um vencedor. Contudo, os próximos passos são técnicos e fundamentais:
- Análise da Proposta Técnica: Avaliação detalhada da capacidade dos consórcios para executar a obra conforme as especificações.
- Abertura do Envelope de Preços: Somente após a habilitação técnica, os preços da proposta melhor classificada serão abertos.
- Habilitação Jurídica e Financeira: Verificação final de toda a documentação do consórcio mais bem posicionado.


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O Tramo 4 em si é um trecho subterrâneo de 1,105 km de extensão. Do valor total do projeto, R$ 1,162 bilhão está destinado às obras civis e sistemas de energia. Os R$ 356 milhões restantes serão investidos em sistemas de telecomunicações, sinalização, controle e em melhorias de acessibilidade para garantir que todos os usuários possam utilizar a nova estação com segurança e autonomia.
Este é mais do que uma obra de engenharia; é um investimento no futuro de Salvador, prometendo descongestionar o tráfego, valorizar o centro histórico e melhorar a qualidade de vida de todos os soteropolitanos.
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