Um espaço para aprendizado, conexão, aperfeiçoamento profissional e troca de experiências. Essa é a proposta do II Congresso Sertanejo de Educação, que acontece no dia 13 de agosto, em Serra Talhada, no Sertão do Pajeú. Realizado pelo Sebrae Pernambuco, em parceria com a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), o encontro vai reunir educadores da região para refletir sobre as transformações provocadas pela Era da Inteligência 4.0, que está redefinindo a dinâmica dentro e fora da sala de aula e exigindo novas práticas pedagógicas.
Com o tema “Entre Emoções e Algoritmos: Educando Corações e Mentes na Era da Inteligência 4.0”, a edição de 2025 propõe discutir o equilíbrio entre razão e emoção, ciência e sensibilidade, tecnologia e humanidade no processo educacional. “A ideia é trazer para a região um evento que proporcione capacitação e apresente bons exemplos já aplicados na área de inovação educacional. Acreditamos que esse conhecimento possa contribuir para a construção de indivíduos mais preparados para os desafios atuais e futuros”, afirma Elvio Arruda, analista do Sebrae/PE.
Durante o evento, serão abordadas perspectivas regionais e globais para a educação, além da integração entre tecnologia e humanidade, a formação de competências do século 21 e boas práticas locais que estão transformando a aprendizagem. O encontro também mostrará como metodologias ativas e o uso de novas tecnologias podem tornar a educação mais eficiente, ampliar o acesso dos jovens ao mercado de trabalho e fomentar políticas públicas voltadas à educação empreendedora nos municípios.
A programação inclui palestras, painéis temáticos e oficinas práticas, oferecendo uma experiência imersiva para professores, gestores e coordenadores escolares dos Sertões do Pajeú, Central, Moxotó e Itaparica. Entre os temas que serão discutidos ao longo do dia estão: o papel da inteligência emocional na aprendizagem, gamificação como ferramenta educacional, uso de inteligência artificial na prática pedagógica, laboratórios do futuro, metodologias ativas em sala de aula, cultura maker, além de reflexões sobre neurodiversidade, inclusão e combate ao cyberbullying.
Outro destaque do congresso será a ênfase na educação empreendedora, incentivando professores e gestores municipais a incorporar práticas voltadas para autonomia, criatividade e inovação desde os primeiros anos escolares. Além disso, haverá premiação para professores que se destacam na região, reconhecendo boas práticas e experiências inspiradoras.
O público esperado supera 500 profissionais da educação, vindos de diferentes municípios sertanejos. No ano passado, o congresso reuniu 359 participantes, entre professores, gestores de escolas públicas e privadas e representantes de secretarias e gerências de educação. A programação ocorrerá das 8h às 17h, no prédio do Centro Universitário FIS (Unifis), em Serra Talhada. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link II Congresso Sertanejo de Educação em Serra Talhada – Sympla.