
Será lançado no dia 08 de agosto, em Campina Grande, o curta-metragem “Habeas Pinho”, inspirado em poema homônimo de Ronaldo Cunha Lima. O filme presta uma homenagem ao ex-governador e poeta, recontando uma das histórias mais conhecidas.
O poema narra a história de um homem que tem seu violão confiscado. Recém-formado em Direito, Ronaldo Cunha Lima redige uma petição em forma de poesia para recuperar o instrumento do músico, com argumentos que passeiam entre o sentimento e técnica jurídica.
O curta-metragem conta com a produção executiva de Gal Cunha Lima, filha do poeta, e tem um elenco formado por atores paraibanos, com destaque para artistas de Campina Grande. O ator Lucas Veloso é quem interpresa Ronaldo no filme, que terá 25 minutos de duração.
Libere o violão, Dr. Juiz,em nome da Justiça e do Direito.É crime, porventura, o infeliz,cantar as mágoas que lhe enchem o peito?
O ator Jusé será o intérprete do seresteiro que tenta recuperar seu violão, enquanto a atriz Maiana Neiva será a mulher por quem o homem se apaixonou. A direção e o roteiro ficaram por conta de Aluisio Guimarães e Nathan Cirino.
O lançamento será em 08 de agosto, no Teatro Severino Cabral, em Campina Grande. A família de Ronaldo também planeja um lançamento em João Pessoa, em data a ser divulgada em breve.
A expectativa é de que o lançamento, além de familiares, também reúna eleitores e admiradores do ex-governador. Ronaldo construiu quase 50 anos de carreira política, tendo sido vereador, prefeito, deputado estadual, deputado federal, senador e governador do Estado. Ele faleceu aos 76 anos, em julho de 2012, em meio à luta contra o câncer. Com dezenas de livros publicados, se orgulhava de ser conhecido como poeta.