A Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres promove neste sábado, 26 de julho, o evento “Rainhas Negras”, uma ação especial voltada à valorização da mulher negra e seu papel transformador na sociedade. A iniciativa tem a parceria do Programa Filhas de Dandara e do Projeto Conexão “Donas Tech”, e será realizada na sede da secretaria, na Avenida São Geraldo, 650, a partir das 13h.
Aberto ao público e com entrada gratuita, o evento é coordenado pela Sala da Mulher Empreendedora da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres e tem como objetivo promover a autoestima, o empoderamento e a valorização cultural de mulheres negras de todas as idades. A programação inclui feira de empreendedorismo, palestras, roda de conversa, serviços de beleza e atrações culturais.
Logo no início da tarde, às 13h, acontece a organização da Feira de Empreendedorismo, onde alunas empreendedoras poderão expor e comercializar seus produtos. Em seguida, às 13h15, o público será recepcionado por Efigênia Ferreira e Cecília Rayane, coordenadoras do evento.
A programação continua às 13h30 com um momento dedicado ao autocuidado, com sessão de maquiagem para as participantes. Às 14h10, a Roda de Conversa “A Mulher Negra e suas Contribuições para a Formação da Sociedade” reunirá nomes de destaque como Ray Abdias Menezes, professora da APNS, que trará a história inspiradora de sua mãe, Dona Lau; Mariana Aragão, especialista em consultoria de imagem, que discutirá a importância da autoimagem; e Laís Pinheiro, mobilizadora do NUCA, que abordará o papel das mulheres negras na formação da juventude.
O diálogo segue com a palestra “Mulheres Negras de Ouro: Comportamentos que nos Impulsionam ao Crescimento Profissional”, às 15h20. Lila Barreto, proprietária da LB Estética, e Kênia Cristina, especialista em posicionamento empresarial, falarão sobre empoderamento e estratégias de liderança feminina.
A cultura também será destaque. Às 16h, o Grupo WS Studio de Dança fará uma apresentação, seguido da performance de jovens do Beco de Dola com pandeiros. Para encerrar o encontro, entre 16h e 17h, acontece o desfile “Rainhas Africanas”, momento em que alunas participantes irão exaltar sua beleza e ancestralidade por meio da moda e da expressão corporal.
O evento “Rainhas Negras” reforça o compromisso da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres com a construção de políticas públicas inclusivas e com o fortalecimento da identidade e autonomia das mulheres negras.