Evento conta com recorde de atletas e expectativa de grandes disputas na capital baiana
A capital baiana se transformou no centro das atenções do bicicross nacional. Pela primeira vez, Salvador recebe o Campeonato Brasileiro de BMX, de hoje até domingo dia 13, na moderna Pista Tertuliano Torres, localizada na orla de Pituaçu.
Inicialmente,o evento promete velocidade, adrenalina e grandes manobras, com a participação de 871 atletas de 22 estados brasileiros, disputando as categorias Challenge e Championship.
Bahia lidera em número de atletas e aposta em novos talentos

Com 164 ciclistas inscritos, a Bahia lidera a maior delegação estadual da competição. A princípio, o estado também aposta alto na revelação de novos talentos por meio do Projeto Pedal. Essa iniciativa social utiliza o bicicross como ferramenta de inclusão e desenvolvimento esportivo.
Segundo Vicente Neto, diretor-geral da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), a realização do Brasileiro de BMX em Salvador reflete os investimentos estratégicos em políticas públicas esportivas:
“A Bahia virou referência nacional na realização de grandes eventos esportivos. O BMX segue essa tendência, e nossa expectativa é revelar ainda mais atletas de alto rendimento”.
Nomes de peso confirmados no circuito
Entre os destaques da competição estão os baianos Paôla Reis, atleta olímpica classificada para Paris 2024, e Jaldo Caribé, multicampeão nacional e mundial na categoria Cruiser. Ambos são apoiados pelo programa Bolsa Esporte, promovido pelo Governo da Bahia.
“Paola e Jaldo são exemplos da força do nosso esporte. Eles inspiram jovens e mostram que a Bahia é celeiro de campeões”, destacou Oscar Schmidt, presidente da Federação Baiana de Ciclismo (FBC).
Estrutura moderna e acesso gratuito ao público
O campeonato acontece em um dos mais recentes e modernos equipamentos do BMX brasileiro. Além disso, a Pista Tertuliano Torres foi projetada para receber competições de alto nível e já é considerada referência nacional. Além disso, a entrada para o público é gratuita, e a programação inclui treinos, desfiles de delegações e provas emocionantes.
LEIA MAIS – Expedição Aracaju x Salvador desafia pilotos em rota off-road
Um marco para o BMX fora do eixo Sul-Sudeste
A realização do Campeonato Brasileiro de BMX em Salvador representa uma descentralização histórica. Até então, a maioria dos grandes eventos da modalidade acontecia nas regiões Sul e Sudeste. “É um avanço enorme para o ciclismo baiano e nordestino”, reforça Oscar Schmidt.
Sobre o Campeonato Brasileiro de BMX
Organizado pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), com apoio da FBC, da Associação de Bicicross de Salvador (ABS) e do Governo da Bahia, o evento reúne competidores de todas as regiões do país. Além disso, as disputas incluem categorias como Master, Cruiser, Pré-Bike, além de provas promocionais como MTBx e BMX PCD, voltadas para pessoas com deficiência.
Afinal, com a prova, Salvador se consolida como destino de grandes eventos esportivos e fortalece seu papel no cenário nacional do ciclismo. Dessa forma, impulsiona atletas e revela novos talentos para o Brasil e o mundo.
Portanto, com recorde de inscrições, estrutura moderna e presença de grandes nomes do esporte, o Campeonato Brasileiro de BMX 2025 marca uma nova era para a modalidade no Nordeste.
LEIA TAMBÉM
– Cooperação internacional pode solucionar derramamento de óleo no Nordeste
– Inverno no Nordeste: aproveite o friozinho da serra com rótulos de vinho especiais
– Mineradora canadense mira exploração de ouro em Alagoas
– Seis vezes que o Nordeste provou ser a bola da vez em 2025