Close Menu
    Notícias mais visualizadas

    preso homem condenado a 16 anos por morte da esposa

    18 de julho de 2025

    Fortaleza anuncia Renato Paiva como novo técnico após saída de Vojvoda

    18 de julho de 2025

    Saiba como aproveitar um dos melhores destinos de mergulho do mundo

    18 de julho de 2025

    MPF agenda data da audiência sobre retirada de fios de postes em João Pessoa

    18 de julho de 2025

    Ceará atrai R$ 1,3 bilhão em novos investimentos no segundo semestre de 2025

    18 de julho de 2025
    Facebook Instagram YouTube WhatsApp RSS
    • Anuncie Aqui
    • Quem Somos
    • Parcerias
    • Fale Conosco
    Instagram YouTube
    Nordeste Informa
    • Brasil
    • Nordeste
      • Alagoas
      • Bahia
      • Ceará
      • Maranhão
      • Paraíba
      • Pernambuco
      • Piauí
      • Rio Grande do Norte
      • Sergipe
    • Cultura
    • Esportes
    • Vídeos
    • Eventos
    • Colunistas
    Nordeste Informa
    Início » Panela pobre – Tribuna do Norte
    Rio Grande do Norte

    Panela pobre – Tribuna do Norte

    11 de julho de 20255 Minutos de Leitura
    WhatsApp Facebook Twitter LinkedIn Email Telegram Copy Link


    Vicente Serejo
    [email protected]

    Tenho acompanhado o ranking dos mais bem avaliados restaurantes do Brasil, sempre nas páginas da revista Exame, para evitar conflito de métodos de pesquisa. E ao longo dos anos há uma permanência persistente e invencível: a ausência de restaurantes locais. Não por falta de qualidade. Seria até injusto. Mas o descaso vem de longe. De um privilégio que começa há mais de um século, em setembro de 1914, quando o poeta e escritor Henrique Castriciano fundou a Escola Doméstica.

    Em 1967 e 1968, mais de quarenta anos depois, Câmara Cascudo lança os dois volumes de sua ‘História da Alimentação no Brasil’, na edição original da Companhia Editora Nacional. Feitos os cálculos, desde 1968 o Rio Grande do Norte dispõe de dois pioneirismos valiosos: o saber da obra de Câmara Cascudo e o saber-fazer do curso doméstico da primeira escola criada no gênero, ainda com as raízes mais remotas numa escola suíça pioneira na história da educação da mulher.

    Tem sido tal a nossa incultura, associada à crônica falta de sensibilidade, que até hoje não juntamos o saber e a prática da cozinha nordestina e brasileira nesta secular civilização da seca e sua alimentação básica: carne-de-sol, farinha e rapadura. Os três elementos formadores do prato que sustentou a ancestral civilização do gado: a proteína da carne, o carboidrato da farinha e a glicose da rapadura, esta filha da cana de açúcar, no equilíbrio perfeito nascido da tradição e da escassez.

    No ranking mais recente dos ‘100 Restaurantes Eleitos’, na edição Exame, sob a direção de Silvia Braz, o Rio Grande do Norte continua ausente. Salvador aparece com oito, Recife com três; Piauí com dois, O Ceará e Maceió, com um. Além dos locais específicos como destinos turísticos – Fernando de Noronha e Tiradentes, em Minas. Em nenhum deles prevalece algo que não possamos ter em Natal, Pipa e São Miguel do Gostoso, para citar as três mais elogiadas cozinhas do Estado.

    A Escola Doméstica teve gestão administrativa eficiente, o que atesta seu crescimento como negócio na área da educação, mas faltou a visão culta de promover a sua atualização. Não foi capaz de abrir os olhos para o nicho da gastronomia, criando cursos de graduação e pós-graduação. Formar donas de casa, se teve sentido no passado, no mundo de hoje, voltado para a profissionalização da mulher, desapareceu na inutilidade imposta pelo próprio e novo papel da mulher na sociedade atual.

    Os gestores do turismo, por sua vez, e ao longo de décadas, não tiveram a informação e a sensibilidade para fazer de Natal um centro gastronômico das cozinhas nordestina e brasileira. Entre o sertão e o mar, nossos turistólogos, se é que existem como doutores, não leram Câmara Cascudo, nem souberam interpretar a importância de ter nesta terra o grande historiador da alimentação no Brasil. Um belo ícone de um marketing que nunca foi usado e, por omissão, não é, hoje, uma marca.

    PALCO

    SUTIL – O ex-prefeito Álvaro Dias deixou claro que aposta na moderação para, certamente, vencer os polos liderados pelo lulismo e bolsonarismo. Pode ser eficiente, mas pode afastá-lo do confronto.

    ALIÁS – Mantida a intensidade da polarização que até agora as pesquisas apontam, com ou sem as candidaturas de Lula e Bolsonaro, o desafio de uma terceira força é conseguir abrir o próprio espaço.

    TIRO – Do editorial de ‘O Estado de S. Paulo’ no seu velho, belo e inquebrantável nacionalismo, e sempre na defesa da democracia: “Que o Brasil não se vergue diante dos arreganhos de Trump”.

    POSIÇÃO – O cineasta Walter Salles, hoje dono de uma das cinquenta maiores fortunas do Brasil, defendeu a taxação os super-ricos. Bem ao contrário da grande maioria dos super-ricos deste Brasil.

    EXEMPLO – A Liga de Ensino deu o exemplo: construiu abrigo no seu estacionamento e sobre os galpões instalou as placas fotovoltaicas para produzir energia solar. Lição de uma gestão eficiente.

    LAPSO – Na crônica publicada ontem sobre a carta de Eça de Queiroz a Eduardo Prado, mas nunca remetida, a data saiu 1998, quando o correto é 1888. Eça viveu entre 1845 e 1900. Fica a correção.

    POESIA – Da psicanalista Ana Suy, no seu – “As Cabanas que o amor faz em nós”, como se fosse um óbvio de tão ululante, e não é: “A gente sabe que um sorriso amarelo não é mesmo amarelo…”.

    CARNE – De Nino, o filósofo melancólico do Beco da Lama, repetindo uma lição que aprendeu na rua: “Vivem na carne e na alma todas as virtudes e todos os pecados. Mas quem escolhe é o desejo”.

    CAMARIM

    BRILHO – “A Influência Discreta das Normas do Código de Processo Civil na Arbitragem Portuguesa’, é a tese de pós-doutorado que a advogada Estefânia Ferreira de Souza de Viveiros defendeu na Universidade do Porto, Portugal, aprovada com nota máxima pela banca examinadora.

    RAÍZES – Estefânia tem raízes jurídicas na tradição do avô, Paulo Pinheiro de Viveiros, titular da cadeira de Direito Romano do curso jurídico da UFRN. Filha de Maria da Graça e Augusto Carlos, ambos professores da UFRN. É advogada com atuação junto aos tribunais superiores, em Brasília.

    GOVERNA – A indicação de nomes que tem feito para os primeiros escalões da equipe de governo, para uma fonte petista, aponta que o vice Walter Alves pode assumir o governo para disputar sua reeleição. Ideia que beneficia a governadora Fátima Bezerra para conquistar uma vaga no Senado.

    Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.



    Source link

    Siga nosso Instagram
    Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter LinkedIn Email Copy Link
    AnteriorCeará avança na educação com 9 novas escolas de ensino integral
    Próximo Trump usa tarifas como chantagem diplomática, diz economista Sérgio Buarque

    Notícias Relacionadas

    Hotel BRA: Prefeitura informa à Justiça que não vai demolir pavimento

    18 de julho de 2025

    Kerolin faz três gols e Seleção Brasileira goleia Bolívia na Copa América Feminina

    17 de julho de 2025

    EUA iniciam investigação comercial contra o Brasil

    16 de julho de 2025

    Potiguar é um dos 24 selecionados para reality de gastronomia da Globo

    15 de julho de 2025
    Notícias mais Visualizadas

    Por que Trump não incluiu a Rússia na lista de países afetados por tarifas

    6 de abril de 2025Por Nordeste Informa

    Qual a relação entre Roupa Nova e Ayrton Senna?

    10 de maio de 2025Por Nordeste Informa

    Irã x Israel: Trump decidirá ‘em duas semanas’ se EUA entrarão na guerra, diz Casa Branca

    19 de junho de 2025Por Nordeste Informa

    Animais ameaçados reaparecem em área de Mata Atlântica restaurada na Paraíba

    27 de abril de 2025Por Nordeste Informa

    Lula indica ex-advogada de Gleisi Hoffmann para o STM

    9 de março de 2025Por Nordeste Informa

    Inscreva-se para receber atualizações

    Fique por dentro das últimas notícias e tendências em tempo real.

    O Jornal Digital do Nordeste Brasileiro.
    Compromisso com a Realidade dos Fatos.

    Conecte-se conosco:

    Instagram YouTube
    Notícias em Alta

    preso homem condenado a 16 anos por morte da esposa

    18 de julho de 2025

    Fortaleza anuncia Renato Paiva como novo técnico após saída de Vojvoda

    18 de julho de 2025

    Lula amplia vantagem sobre adversários e lidera todos os cenários para 2026, aponta Quaest

    18 de julho de 2025
    Newsletter

    Inscrevas-se para atualiações

    Fique por dentro das últimas notícias e tendências em tempo real.

    Nordeste Informa
    • Quem Somos
    • Anuncie Aqui
    • parcerias
    • Fale Conosco
    • Política de Privacidade
    © 2025 | Portal de Notícias Nordeste Informa - Compromisso com a Realidade dos Fatos | Todos os Direitos Reservados.

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.

    Utilizamos cookies para oferecer a melhor experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, consideramos que você concorda com o uso desses cookies.ACEITOPolítica de Privacidade