O estado de Pernambuco reafirma sua posição de destaque no cenário nacional de tecnologia e inovação com a inauguração do novo Service Delivery Center (SDC) da EY (Ernst & Young), uma das maiores multinacionais de consultoria e auditoria do mundo. A cerimônia de abertura aconteceu nesta terça-feira (1º), no Porto Digital, no Recife, e contou com a presença da governadora Raquel Lyra, autoridades estaduais e representantes da empresa.
Expanção com foco em inovação, empregos e expansão no Nordeste

A princípio, o novo centro tem como meta inicial gerar mais de 350 empregos diretos e indiretos, com a expectativa de dobrar esse número nos próximos dois anos, fortalecendo a economia criativa e tecnológica do estado. Dessa maneira, a unidade oferecerá serviços especializados em SAP, ServiceNow, desenvolvimento de software, automação de processos, testes e cibersegurança.
Centro Tecnológico da EY no Porto Digital
Item | Detalhes |
Empresa | Ernst & Young (EY) |
Localização | Porto Digital – Recife, Pernambuco |
Nome da unidade | Service Delivery Center (SDC) |
Empregos previstos | +350 inicialmente, podendo dobrar até 2026 |
Áreas de atuação | Tecnologia, automação, SAP, cibersegurança |
Investimento do Estado no Porto Digital | R$ 44,5 milhões em 4 anos |
Expansão prevista | Interiorização do Porto Digital (Caruaru – agosto) |
Pernambuco como polo de inovação no Nordeste
Durante o evento, a governadora Raquel Lyra destacou que Pernambuco vem consolidando uma política pública forte de ciência, tecnologia e inovação, com foco em oportunidades para a juventude e no fortalecimento de ecossistemas tecnológicos. Ela também celebrou o saldo positivo de empregos formais registrados no estado: 9.754 novas vagas em maio de 2025, segundo o Novo Caged.


“Estamos viabilizando um ambiente favorável para que nossos jovens possam sonhar e trabalhar no setor tecnológico. O Governo de Pernambuco tem se posicionado como parceiro estratégico de quem quer empreender e inovar”, afirmou Raquel Lyra.
A secretária estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Mauricélia Montenegro, também ressaltou o papel do ecossistema local na atração de grandes empresas como a EY. “O Porto Digital já abriga quase 500 empresas. Nosso diferencial é a integração entre universidades, startups e políticas públicas que favorecem o desenvolvimento tecnológico”, afirmou.
Porto Digital: epicentro da tecnologia no Brasil
Reconhecido como um dos principais parques tecnológicos da América Latina, o Porto Digital desempenha papel fundamental na economia de Pernambuco e no desenvolvimento da inovação no Nordeste. O contrato de gestão assinado com o Governo do Estado, no valor de R$ 44,5 milhões para os próximos quatro anos, representa o maior investimento já realizado no ecossistema.
“A chegada da EY reflete o amadurecimento do nosso polo tecnológico. Nosso crescimento está baseado no desenvolvimento do capital humano e no incentivo ao empreendedorismo. Agora, com a expansão para o interior, como em Caruaru, daremos um novo salto”, comentou Pierre Lucena, presidente do Porto Digital.
Visão da Ernst & Young
O sócio-líder de Markets e Business Development da EY Brasil, Victor Guelman, enalteceu a escolha estratégica de se instalar no Recife.
“O Porto Digital reúne tudo o que procuramos: um ecossistema vibrante, com talentos formados localmente, apoio do governo e ambiente propício à inovação. Esse é um passo importante para o crescimento sustentável da EY no Brasil”, afirmou.
Portanto, com a inauguração do novo centro da EY, o Recife reforça sua posição como epicentro da inovação no Nordeste. Afinal, a ação evidencia o potencial do estado de Pernambuco para atrair grandes investimentos, gerar empregos qualificados e ampliar o impacto da tecnologia e do empreendedorismo na transformação
LEIA TAMBÉM
– Hotel da Bahia é eleito um dos melhores all-inclusive do Brasil
– Nordeste tem 3 estados com projetos de trens intercidades
– Nordeste é a única região do Brasil a reduzir saída de moradores
– Descubra a praia no Nordeste que é a porta de entrada da internet no Brasil