Close Menu
    Notícias mais visualizadas

    Viva Usina celebra a música paraibana com show de Paulo Ró

    4 de agosto de 2025

    entenda as razões da decisão de Moraes

    4 de agosto de 2025

    O Delta do Parnaíba é o terceiro maior delta do planeta?

    4 de agosto de 2025

    Gabarito do concurso da Secretaria de Cultura da Paraíba é divulgado

    4 de agosto de 2025

    Roberto Carlos leva romance e emoção aos 440 anos de João Pessoa

    4 de agosto de 2025
    Facebook Instagram YouTube WhatsApp RSS
    • Anuncie Aqui
    • Quem Somos
    • Parcerias
    • Fale Conosco
    Instagram YouTube
    Nordeste Informa
    • Brasil
    • Nordeste
      • Alagoas
      • Bahia
      • Ceará
      • Maranhão
      • Paraíba
      • Pernambuco
      • Piauí
      • Rio Grande do Norte
      • Sergipe
    • Cultura
    • Esportes
    • Vídeos
    • Eventos
    • Colunistas
    Nordeste Informa
    Início » De festa, ainda – Tribuna do Norte
    Rio Grande do Norte

    De festa, ainda – Tribuna do Norte

    18 de junho de 20255 Minutos de Leitura
    WhatsApp Facebook Twitter LinkedIn Email Telegram Copy Link


    Vicente Serejo
    [email protected]

    Não foi por omissão desejada, JLM, mas, pelo espaço limitado de apenas trinta linhas para a crônica. Por isso, não disse da riqueza sobre a festa da pequena bibliografia reunida nesta caverna de livros velhos, citada na crônica anterior. Não quis – pra que negar? – empanturrar o leitor com citações de vários títulos, seguidas de pequenos comentários. Mas, se você cobra, e se aqui vive o vigia de um mundo sem eira e nem beira, vão alguns dos grandes clássicos que estudam a festa.

    Como preâmbulo desse pequeno arrazoado, certamente desarrazoado para muitos, a festa teve sempre a sua importância como tema de grandes estudos. Andei um tempo com a mania de ser professor de sociologia da comunicação. Até que passasse, virei mundos e fundos convencido de que seria mais fácil explicar a massificação dos rebanhos. Mas, do inevitável naufrágio, restaram no convés que essa nau levava uns poucos livros e os olhos, quando nada, acesos pela curiosidade.

    Naquele tempo de descobertas, o primeiro a chamar a atenção foi Jean Duvignaud, quando a Tempo Brasileiro, em 1983, traduziu e lançou no Brasil ‘Festas e Civilizações’. Dois anos antes do pequeno volume que reuniu os ensaios de Marlyse Meyer e Maria Lúcia Martins. Só quatro anos depois, em 1987, outro clássico francês: Jacques Heers, chega aos leitores brasileiros através de uma editora portuguesa, a grande Dom Quixote, com o revolucionário ‘Festas de Loucos e Carnavais’.

    Sincero, Duvignaud (1921-2007), confessa que seu grande ensaio “muito deve ao Brasil”, guiado por influência do talento de Roger Bastide, o genial autor de ‘Tristes Trópicos’. Aqui, nos anos sessenta, e em várias viagens, ele viu de terreiro de umbanda a Bumba-Meu-Boi. É um milagre que tenha encontrado esse volume numa viagem a Lisboa. O ‘Festas de Loucos e Carnavais’, reúne várias e profundas visões das festas, desde os clérigos e festejos profanos, entre virtudes e pecados.

    Mas, foi em 1992 que Portugal reuniu, em três volumes, as comunicações apresentadas no VIII Congresso Internacional sobre ‘A festa’, Lisboa, 8 a 22 de novembro. É uma as duas maiores e mais ricas reuniões de estudiosos de várias partes do mundo ibérico promovido pela Sociedade Portuguesa de Estudos do Século XVIII. Coordenação da professora Maria Helena Carvalho dos Santos, para quem a festa será sempre a “síntese de comportamentos da história da humanidade”.

    Na bibliografia brasileira, o mais relevante é ‘Festa – Cultura e Sociabilidade na América Portuguesa’, organização de István Jancsó e Iris Kantor, da Universidade de São Paulo. São dois pesados volumes encadernados, com ensaios eruditos e bem sequenciados, e uma breve introdução dos seus bons organizadores, a partir de uma epígrafe de Machado de Assis: “… para pintar aos seus contemporâneos um Brasil que eles já não hão de conhecer”. É o que Basta. O resto é rebolado…

    PALCO

    AVISO – E a caixa de cimento, cheia de águas de esgoto, a céu aberto, entre dois grandes hotéis da Costeira, ninguém viu? Quem atesta que a reforma das redes pluvial e de esgotos está correta?

    QUEM? – A Prefeitura, o Governo, com a Caern, ou a Fundação de Pesquisa da UFRN, a quem cabe responder pela melhor solução técnica, ainda que possa representar um investimento maior?

    LUTA – O ex-prefeito Álvaro Dias não declara, é do receituário político, mas sabe que vai ter à sua frente a candidatura de Rogério Marinho para governador. É hora de saber e cedo para dizer.

    ALIÁS – Dias sabia, ao apoiar Paulinho Freire, que ao seu lado estava o senador Marinho e com todas as credenciais para lançar-se ao governo. E o privilégio de ainda ter quatro anos no Senado.

    MAIS – E Sabia, ainda, que não será fácil afastar a candidatura de Alysson Bezerra se até 2026 ele continuar liderando as pesquisas. O que pode ser muito bom para o ex-prefeito postular o Senado.

    TRILHAS – A notícia vem de Tarcísio Gurgel. Ele e Geraldo Queiroz seguem todas as trilhas de Sanderson Negreiros para a biografia que contará a vida de um intelectual de verdade. Que bom!

    POESIA – Sophia de Mello Breyner, nas águas encantadas do seu mar profundo, assim: “No fundo do mar há brancos pavores, / Onde as plantas são animais /E os animais são flores”.

    SOLIDÃO – De Nino, o filósofo melancólico do Beco da Lama, ensinando um amigo a conviver com a solidão: “A solidão é um privilégio para quem sabe vivê-la sem mágoas”.

    CAMARIM

    VIÚVA – Vai ser dia 26 próximo, no Palácio Potengi, sede da Pinacoteca, o lançamento novo livro de Elza Bezerra Cirne: “Viúva Machado’, A grandeza de uma mulher”, na tarde-noite de autógrafos que deve começar às 17h. A biografia que Natal devia a um dos seus nomes históricos.

    ALIÁS – Numa pesquisa ampla, Elzinha cuidou de refazer a Natal daquelas primeiras décadas do século passado, e, nela, a figura forte e reclusa da Viúva Machado. Será uma ocupação nos salões: maquete e mapa histórico de Natal. O livro tem belas ilustrações de José Clewton do Nascimento.

    ATENÇÃO – A prevenção ao câncer de rim é o tema da campanha da Sociedade Brasileira de Urologia no Brasil e aqui no RN. A luta é em favor do diagnóstico precoce com a chance de cura da ordem de 90%. Basta um simples exame de ultrassom ser possível perceber se há alguma lesão.

    Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.



    Source link

    Siga nosso Instagram
    Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter LinkedIn Email Copy Link
    AnteriorConcurso de Quadrilha Junina Arranca Unha vai até 23 de junho
    Próximo Vigilante é morto durante tentativa de assalto a carro-forte em Campina Grande

    Notícias Relacionadas

    Pé-de-Meia: nascidos em novembro e dezembro recebem 5ª parcela

    4 de agosto de 2025

    RN deve movimentar mais de R$ 480 mi no Dia dos Pais

    3 de agosto de 2025

    Datafolha: governo Lula mantém reprovação de 40% e aprovação de 29% após tarifaço

    2 de agosto de 2025

    Horóscopo de sábado 2 de agosto de 2025

    2 de agosto de 2025
    Notícias mais Visualizadas

    Videoporto chega à Bahia – Portal NE9

    5 de junho de 2025Por Nordeste Informa

    Como era a vida de Gene Hackman antes de morrer: pilates, pintura e passeios de bike

    2 de março de 2025Por Nordeste Informa

    LAMPIÃO FOI AO CINEMA EM CAPELA | INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL | CNL | 1784

    2 de agosto de 2025Por Nordeste Informa

    Polícia investiga furto de cabos que deixou população sem água no município de Areia

    20 de março de 2025Por Nordeste Informa

    TCE-PB manda vereadores de João Pessoa devolver R$ 1,3 milhão recebidos a mais em 2022

    10 de julho de 2025Por Nordeste Informa

    Inscreva-se para receber atualizações

    Fique por dentro das últimas notícias e tendências em tempo real.

    O Jornal Digital do Nordeste Brasileiro.
    Compromisso com a Realidade dos Fatos.

    Conecte-se conosco:

    Instagram YouTube
    Notícias em Alta

    Viva Usina celebra a música paraibana com show de Paulo Ró

    4 de agosto de 2025

    entenda as razões da decisão de Moraes

    4 de agosto de 2025

    Eduardo Moura abre semestre legislativo cobrando inclusão de crianças com TEA e ações para moradores em situação de rua

    4 de agosto de 2025
    Newsletter

    Inscrevas-se para atualiações

    Fique por dentro das últimas notícias e tendências em tempo real.

    Nordeste Informa
    • Quem Somos
    • Anuncie Aqui
    • parcerias
    • Fale Conosco
    • Política de Privacidade
    © 2025 | Portal de Notícias Nordeste Informa - Compromisso com a Realidade dos Fatos | Todos os Direitos Reservados.

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.

    Utilizamos cookies para oferecer a melhor experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, consideramos que você concorda com o uso desses cookies.ACEITOPolítica de Privacidade