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    Início » Como será a nova rota de transporte de cargas do Nordeste?
    Paraíba

    Como será a nova rota de transporte de cargas do Nordeste?

    16 de junho de 20252 Minutos de Leitura
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    Com 1.371 km de extensão navegável, a nova hidrovia promete movimentar cerca de cinco milhões de toneladas de carga por ano.

    O Rio São Francisco, conhecido como Velho Chico, está prestes a ganhar uma nova função estratégica para o desenvolvimento econômico do Nordeste. O governo federal anunciou um ambicioso projeto para transformar o rio em uma hidrovia de transporte de cargas. Dessa forma, liga o Sudeste ao Nordeste e impulsionando o escoamento de produtos essenciais para a região.

    Com 1.371 km de extensão navegável, a nova hidrovia promete movimentar cerca de cinco milhões de toneladas de carga por ano, incluindo insumos agrícolas, gesso, gipsita, calcário, grãos, bebidas, minério e sal. A iniciativa deve reduzir custos logísticos e aumentar a eficiência no transporte de mercadorias, beneficiando milhões de pessoas que dependem direta ou indiretamente do rio.

    Conheça as três etapas do projeto

    A princípio, o projeto foi dividido em três etapas, cada uma com trechos específicos e conexões multimodais (rodoviárias e ferroviárias) para garantir o escoamento eficiente das cargas.

    Etapa Trecho Extensão Navegável Conexões Principais
    1ª Etapa Juazeiro (BA) → Petrolina (PE) → Sobradinho (BA) → Ibotirama (BA) 604 km Porto de Aratu-Candeias (via rodovias)
    2ª Etapa Ibotirama (BA) → Bom Jesus da Lapa (BA) → Cariacá (BA) 172 km Portos de Ilhéus e Aratu-Candeias (via malha ferroviária)
    3ª Etapa Bom Jesus da Lapa (BA) → Cariacá (BA) → Pirapora (MG) 670 km Integração com o Sudeste

    Impactos e Benefícios

    Próximos Passos

    O ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, afirmou que a Companhia das Docas do Estado da Bahia será responsável pelas obras. Os estudos técnicos devem começar em breve, e a expectativa é que o projeto avance rapidamente, integrando-se a outras iniciativas de expansão hidroviária no país.

    Além do São Francisco, o governo também planeja melhorias em outras hidrovias, como Tapajós, Madeira, Parnaíba e Paraguai, reforçando a importância do transporte fluvial para a economia brasileira.

    Assim, a nova hidrovia do Rio São Francisco representa um marco para a logística nacional, especialmente para o Nordeste. Com potencial para revolucionar o transporte de cargas e impulsionar o desenvolvimento regional, o projeto promete ser um divisor de águas — literalmente!



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