Close Menu
    Notícias mais visualizadas

    assista aos lances da partida em Tempo Real

    20 de julho de 2025

    Saúde: até que ponto piscinas são limpas e livres de infecções?

    20 de julho de 2025

    CNU 2025: Inscrições terminam neste domingo

    20 de julho de 2025

    Paraíba regista mais de 17 mil adesões ao acordo de ressarcimento do INSS

    20 de julho de 2025

    Raso da Catarina ganha destaque com série “Guerreiros do Sol”

    20 de julho de 2025
    Facebook Instagram YouTube WhatsApp RSS
    • Anuncie Aqui
    • Quem Somos
    • Parcerias
    • Fale Conosco
    Instagram YouTube
    Nordeste Informa
    • Brasil
    • Nordeste
      • Alagoas
      • Bahia
      • Ceará
      • Maranhão
      • Paraíba
      • Pernambuco
      • Piauí
      • Rio Grande do Norte
      • Sergipe
    • Cultura
    • Esportes
    • Vídeos
    • Eventos
    • Colunistas
    Nordeste Informa
    Início » O presente – Tribuna do Norte
    Rio Grande do Norte

    O presente – Tribuna do Norte

    30 de maio de 20255 Minutos de Leitura
    WhatsApp Facebook Twitter LinkedIn Email Telegram Copy Link


    Vicente Serejo
    [email protected]

    Aprendi com Oswaldo Lamartine que a escolha do presente tem uma ciência própria. Para ser pleno, dizia, não precisa ser caro ou barato, mas o certo para a pessoa certa na hora exata. Não conheci ninguém mais cuidadoso ao presentear. Tinha a percepção perfeita. Era como se estivesse ali a figura do rastejador de abelha Jandaíra, seguindo voo na direção dos favos de mel. Era refinado o requinte das simples naquele sorriso manso como se fosse capaz de adivinhar o desejo.

    Ao sentir que a vida fugia, fugia lentamente, e já operado de um tumor no cérebro, assisti a um gesto: quando perguntei a quem daria o chifre grande e polido que fora do bisavô, tirado de um boi majestoso que viera numa boiada do Maranhão, e que o avô usava para guardar fumo. Ele disse: será de Paulo Balá para ficar na parede da Fazenda Pinturas. Trouxe para Natal numa das últimas viagens à sua Fazenda Acauã, à sombra da velha Serra dos Macacos, terras de Riachuelo.

    Alguns dias depois, voltou a Acauã, com Haroldo Bezerra. Diante das suas estantes, na salinha ao lado do quarto, disse a mim: escolha um presente para Rejane. Fiquei olhando os livros todos, correndo as prateleiras com os olhos. Como demorei, ele levantou, estirou o braço magro e, firme, puxou um volume que guardava numa caixa. A coleção das cinco edições da Revista ‘Cigarra’ que fora do seu pai. E disse: “Ela merece como pesquisadora da vida de Erasmo Xavier”.

    E se fosse preciso ir além, como se houvesse uma psicologia do gesto de presentear, seria certo entender o presente como uma dádiva. Algo que deve vir do sentimento mais puro, por amor, admiração ou bem-querer. E tem, se há uma ciência, a condição essencial de ser, intrinsecamente, um prazer de quem oferece, e mais valioso do que mesmo a pureza de gratidão de quem recebe. Se não é certo para a pessoa certa, um dia cai no desvão das coisas lamentavelmente não essenciais.

    Cada coisa, aparentemente simples, guarda uma história. Não precisa ser materialmente valiosa. Pode ser uma pedra, um livro, uma carta, um bilhete, um cartão postal. Algumas coisas, de tão comuns, sequer revelam a razão da presença. Como aqueles chinelos de rabicho que ganhei de Oswaldo, quando o sertão, de tão longe, na arte do couro tudo fazia no corte e no nó? Como saberão, amanhã, de sua pequena e grande história, se nada dirão a quem lhe derramar os olhos?

    O presente é uma afinação de espíritos, transcende o limite do apenas material. Provei esse sentimento. Um dia, não faz tanto tempo, recebi uma ligação da médica Joaquina Fernandes, Dra. Quinquina, como a chamo carinhosamente. Pediu que fosse ao seu apartamento no Edifício Juvenal Lamartine, na Trairi. Era para receber de presente as duas pequenas poltronas de couro que Oswaldo Lamartine e Dona Ludy usavam no Rio. Hoje vivem aqui. Nada foi tão emocionante.

    PALCO

    RISCO – Mesmo na hipótese de uma denúncia falsa, pode ser um erro o prefeito Alysson Bezerra subestimar a denúncia contra os valores de obras contratadas pela Prefeitura. O MP estaria de olho.

    ATENÇÃO – A História de Ceará Mirim é o próximo livro – dos inéditos de Câmara Cascudo a ser lançado pelo Instituto Ludovicus. Daliana Cascudo, a sua presidente, já articula a publicação.

    GESTO – Desalojada do Memorial Câmara Cascudo e do Centro de Pesquisa, duas instituições do governo, a Comissão Estadual do Folclore alugou uma sala no Alecrim. Para se manter viva.

    LEÕES – O Senado e a Câmara são as novas arenas da Roma dos Césares que soltavam os leões famintos para que devorassem os gladiadores que perdiam a luta. A barbárie nasceu na civilização.

    RETRATO – Esse foi o retrato que ficou diante da ferocidade dos senadores no encontro grosseiro da ministra Marina Silva. A política transformou os plenários dos parlamentos por um novo ringue.

    MÚSICA – O Monsenhor Pedro Ferreira lança, a partir das 11h, na Cooperativa – livraria do Campus, UFRN – “Polifonia, Música e Sacralidade”. E com a apresentação, ao vivo, de um coral.

    POESIA – De Ribeiro Couto, saudoso de Santos, onde viveu a infância, simples e calma: “Vem à minha memória o tempo de menino, / casa em que eu morava e o mato que havia em frente”.

    POBRE – De Nino, o filósofo melancólico do Beco da Lama, indo além da falta de dinheiro para explicar a pobreza maior: “O regozijo da falsa glória é o que mais empobrece o espírito humano”.

    CAMARIM

    ENGENHO – A chapa para o Senado tem um engenho: o segundo voto, depois do hoje senador Styvenson Valentim, precisa ser de Álvaro Dias, como o segundo voto de Álvaro Dias precisa ser para Styvenson Valentim. Sob pena da oposição ocupar uma das duas vagas e um dos dois sobrar.

    JOGO – É esse jogo político que alguns observadores apontam como a única forma de evitar que as urnas elejam Fátima Bezerra ou Zenaide Maia. Foi assim que saíram eleitos para o Senado José Agripino e Lavoisier Maia, mesmo com a derrota de João Faustino ao governo para Geraldo Melo.

    LUTA – A família do teatrólogo Sandoval Wanderley vai reivindicar da Prefeitura, a quem pertence o teatro, a aposição do seu nome completo na fachada do teatro. A família Wanderley é parte da história cultural desta vila que parece sem dono.

    Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.



    Source link

    Siga nosso Instagram
    Compartilhar. WhatsApp Facebook Twitter LinkedIn Email Copy Link
    AnteriorNordeste registra crescimento na geração de empregos em abril
    Próximo Programa Ceará Credi chega à marca de 100 mil empreendedores beneficiados em todo o Estado – Portal de Notícias CE

    Notícias Relacionadas

    Horóscopo de domingo 20 de julho de 2025

    20 de julho de 2025

    ‘Moraes não pode fazer nada” diz Eduardo Bolsonaro ao lado de ‘chefe dos embaixadores’ dos EUA

    19 de julho de 2025

    América anuncia Gerson Gusmão como novo técnico para sequência da temporada

    18 de julho de 2025

    Hotel BRA: Prefeitura informa à Justiça que não vai demolir pavimento

    18 de julho de 2025
    Notícias mais Visualizadas

    A SEPULTURA DOS 8 MORTOS EM CUSTÓDIA-PE | CNL | 1678

    7 de abril de 2025Por Nordeste Informa

    Memórias do Cangaço | Celso Rodrigues | O Cangaço na Literatura #186

    12 de junho de 2025Por Nordeste Informa

    Governo estima novo salário mínimo em 2026; veja os valores

    28 de maio de 2025Por Nordeste Informa

    Roberto Carlos fará show no Busto de Tamandaré nos 440 anos de João Pessoa

    5 de maio de 2025Por Nordeste Informa

    Suspeito de envolvimento em chacina da Praia do Sol é preso em João Pessoa

    17 de julho de 2025Por Nordeste Informa

    Inscreva-se para receber atualizações

    Fique por dentro das últimas notícias e tendências em tempo real.

    O Jornal Digital do Nordeste Brasileiro.
    Compromisso com a Realidade dos Fatos.

    Conecte-se conosco:

    Instagram YouTube
    Notícias em Alta

    assista aos lances da partida em Tempo Real

    20 de julho de 2025

    Saúde: até que ponto piscinas são limpas e livres de infecções?

    20 de julho de 2025

    Recife sedia o 36º Congresso Brasileiro de Genética Médica em setembro

    20 de julho de 2025
    Newsletter

    Inscrevas-se para atualiações

    Fique por dentro das últimas notícias e tendências em tempo real.

    Nordeste Informa
    • Quem Somos
    • Anuncie Aqui
    • parcerias
    • Fale Conosco
    • Política de Privacidade
    © 2025 | Portal de Notícias Nordeste Informa - Compromisso com a Realidade dos Fatos | Todos os Direitos Reservados.

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.

    Utilizamos cookies para oferecer a melhor experiência em nosso site. Ao continuar a navegação, consideramos que você concorda com o uso desses cookies.ACEITOPolítica de Privacidade