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    Paraíba

    Número de matrículas na EJA cai 37% nos últimos dez anos, na Paraíba

    28 de setembro de 20252 Minutos de Leitura
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					Número de matrículas na EJA cai 37% nos últimos dez anos, na Paraíba
    Número de matrículas na EJA cai 37% nos últimos dez anos, na Paraíba – Foto: Reprodução/Governo da Paraíba.

    O número de matrículas no Ensino de Jovens e Adultos (EJA) na Paraíba caiu 37% entre 2014 e 2024, segundo dados do Anuário Brasileiro da Educação.

    De acordo com o Anuário, em 2014 foram registradas 153.193 pessoas matriculadas no serviço do EJA. Dez anos depois, em 2024, data de realização do outro levantamento, o Anuário registrou 96.470 matriculados no estado. A diferença no período representa a queda de 37%.

    O EJA é uma modalidade da Educação Básica destinada a pessoas com mais de 15 anos que não concluíram o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio na idade regular. O objetivo do EJA é oferecer uma oportunidade para que esses indivíduos retomem os estudos, obtenham a certificação e consigam melhores chances no mercado de trabalho.

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    Em termos de números nacionais, o Anuário Brasileiro da Educação constatou uma queda de 34,5% no número de matriculados em todo o território brasileiro. Entre 2014 e 2024 o EJA teve 1,3 milhão de matrículas, no Brasil. No Nordeste, foram 265 mil matrículas a menos em toda a região.

    A pesquisa também constatou que a escolaridade média da população de 18 a 29 anos subiu e alcançou 11,9 anos, com um avanço de um ano de estudo no período. Além da evolução da escolaridade, destaca-se o fato de que, em 2024, 29% dos brasileiros de 15 a 64 anos eram analfabetos funcionais, ou seja, enfrentavam dificuldades para compreender e usar informações básicas de leitura e escrita no dia a dia.

    De acordo com relatório do levantamento, essa situação de analfabetismo e escolaridade indica que “o comprometimento da capacidade que essas pessoas têm de acessar e utilizar ferramentas digitais, o que pode limitar a plena participação delas na sociedade”.

    O levantamento também afirma que, diante dos dados, é necessário “recorrer a políticas públicas para fortalecer a EJA, portanto, é um elemento-chave de mudança”.

    O anuário

    Realizado pela entidade Todos Pela Educação, o Anuário Brasileiro da Educação Básica reúne indicadores, análises e desafios organizados para quem atua, pesquisa ou formula políticas educacionais. Entre as fontes dos dados estão o IBGE e o Inep.



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