Maior volume de recursos já destinado pela instituição reforça políticas de inclusão e desenvolvimento regional

O Banco do Nordeste (BNB) tem liberados Editais Sociais 2025, com a disponibilização de R$ 30 milhões em recursos não reembolsáveis. Trata-se do maior montante já destinado pela instituição por meio de chamadas públicas, ampliando de forma significativa os investimentos em projetos sociais em toda a sua área de atuação.

Programas contemplados

Os editais abrangem seis áreas estratégicas apoiadas por legislações de incentivo fiscal:

  • Fundo da Criança e do Adolescente;
  • Fundo da Pessoa Idosa;
  • Lei de Incentivo ao Esporte;
  • Pronon (atenção oncológica);
  • Pronas-PCD (saúde da pessoa com deficiência);
  • Lei de Incentivo à Reciclagem – novidade desta edição, regulamentada em 2024.

Poderão participar entidades públicas e privadas sem fins lucrativos. No caso do edital voltado à reciclagem, também estão incluídas micro e pequenas empresas.

Impacto para o Nordeste

Segundo o presidente do BNB, Paulo Câmara, a ampliação dos recursos demonstra o compromisso do banco com a transformação social na região.

“Nessa edição, ofertamos quase quatro vezes mais do que nos editais de 2022. Entre 2023 e 2024, destinamos R$ 42 milhões a 107 projetos, beneficiando mais de 27 mil pessoas. O foco é apoiar os mais vulneráveis, em sintonia com as prioridades do governo federal”, destacou.

O diretor de Planejamento, Aldemir Freire, reforçou que a iniciativa fortalece a presença do banco em todos os estados nordestinos, além do norte de Minas Gerais e do Espírito Santo. Ele ressaltou a inclusão da reciclagem como inovação dos editais:

“Queremos ampliar nossa contribuição para a sustentabilidade e inclusão produtiva, incentivando práticas que gerem renda e impacto positivo nas comunidades.”

Relevância regional

Com forte presença no Nordeste, o BNB busca, por meio desses editais, estimular projetos que promovam cidadania, saúde, educação, esporte, proteção social e sustentabilidade. A expectativa é que o novo volume de recursos contribua para:

  • Fortalecer a rede de proteção a crianças, idosos e pessoas com deficiência;
  • Expandir programas de combate ao câncer na região;
  • Incentivar a prática esportiva como ferramenta de inclusão;
  • Apoiar iniciativas de reciclagem e economia circular, gerando oportunidades de emprego e renda em municípios nordestinos.

Onde acessar

Os editais já estão publicados no Diário Oficial da União e disponíveis no site oficial do Banco do Nordeste: www.bnb.gov.br.

LEIA TAMBÉM



Source link

Compartilhar.
Exit mobile version