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    Pernambuco

    Sudene e UFPE firmam parceria para reativar transporte ferroviário entre cidades estratégicas de Pernambuco

    28 de julho de 20254 Minutos de Leitura
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    A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) firmaram uma parceria estratégica para a elaboração de dois estudos voltados ao fortalecimento da infraestrutura ferroviária em Pernambuco. Um deles prevê a retomada do transporte de passageiros entre as cidades de Recife e Caruaru; o outro, o escoamento de cargas entre os municípios de Salgueiro e Petrolina.

    A formalização do acordo marca mais um avanço da estratégia federal de fortalecimento da malha ferroviária nacional. O ato foi realizado nesta quinta-feira (24), durante o primeiro seminário do Conexões Transnordestina – A ferrovia que mudará Pernambuco, realizado no Sertão do estado. O evento é uma iniciativa conjunta da Sudene com o portal Movimento Econômico.

    “Nosso objetivo é contribuir para as ações de integração logística regional, ampliando a competitividade e induzindo o desenvolvimento sustentável e inclusive do Nordeste”, declarou o superintendente da Sudene, Danilo Cabral. Segundo o gestor, os estudos estão alinhados com a nova política federal de transportes, que aposta no modal ferroviário como vetor de transformação econômica e social.

    O primeiro projeto, focado no transporte de cargas, prevê a elaboração de um estudo técnico que analisará custos e possíveis traçados de um ramal ferroviário ligando Petrolina ao entroncamento da Transnordestina em Salgueiro. A proposta visa fortalecer o escoamento da fruticultura irrigada do Vale do São Francisco, bem como de outros produtos oriundos de arranjos produtivos locais. A conexão também facilitaria o acesso estratégico aos portos de Suape (PE) e Pecém (CE), além de integrar a hidrovia do Rio São Francisco à malha ferroviária nordestina.

    O segundo estudo tem como foco a retomada do transporte de passageiros entre Recife e Caruaru. O trabalho buscará avaliar o potencial de demanda, comparar o antigo traçado ferroviário com tecnologias mais modernas e analisar a viabilidade de um novo percurso que acompanhe o traçado da BR-232.

    De acordo com o cronograma, os estudos devem ser concluídos no primeiro semestre de 2026. O reitor da UFPE, Alfredo Gomes, celebrou a iniciativa e destacou a importância estratégica do investimento público no transporte ferroviário tanto de cargas quanto de passageiros.

    Obras e investimentos

    Atualmente, a Sudene é uma das principais financiadoras da Ferrovia Transnordestina por meio do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE). Já foram destinados R$ 5,6 bilhões à obra, que se encontra com 75% de execução e conecta Eliseu Martins (PI) ao porto de Pecém (CE). Outros R$ 2,6 bilhões têm recursos assegurados.

    Durante o seminário, técnicos da Infra S.A. – empresa vinculada ao Ministério dos Transportes – apresentaram atualizações sobre o trecho pernambucano da Transnordestina, que ligará Salgueiro ao Porto de Suape. Os projetos técnicos estão em andamento, e os editais de licitação para a construção do ramal serão lançados conforme esses projetos forem finalizados.

    Segundo o assessor da Diretoria de Empreendimentos da Infra S.A, Rafael Fernandes de Sousa, a obra já foi retomada e a estratégia será de aproveitar ao máximo o traçado projetado inicialmente, com atualizações pontuais, por exemplo, na área onde há uma barragem.

    “A primeira licitação deve ocorrer ainda neste segundo semestre para o trecho Custódia – Arcoverde, com previsão de contratação da obra no primeiro trimestre de 2026. O investimento estimado é de R$ 600 milhões, com recursos provenientes do Orçamento Geral da União”, explicou.

    O investimento total estimado é de R$ 3,5 bilhões, já que existem 179 km com obras finalizadas. A previsão de conclusão é até 2029. “Em nosso projeto, não há previsão de construção de terminais pela Infra S.A. É uma iniciativa que será tomada pela iniciativa privada ou pela futura concessionária. Pela nossa experiência em outras ferrovias, é mais viável que a decisão sobre a localização seja tomada pelo setor produtivo”, ressaltou o gestor da Infra S.A.

    O secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Guilherme Cavalcanti, destacou que a construção da ferrovia deve ser realizada projetando o futuro, não apenas avaliando a produção existente atualmente no estado. “Essa ferrovia não é uma simples infraestrutura para buscar algo que já existe, mas como um pilar de transformação estratégica para o nosso Estado e para a nossa região”, frisou.

    Também participaram do debate o professor da UPE e consultor logístico Guilherme Magalhães e a presidente do CDL de Salgueiro, Regilane Barros. Estiveram presentes no seminário lideranças políticas e do setor produtivo, bem como da sociedade civil organizada e da Academia, como o prefeito Fábio Lisandro, o deputado estadual João Tenorio, o presidente da Câmara de Vereadores, Léo Parente, a vice-reitora da Universidade Federal do São Francisco, Lúcia Ribeiro de Oliveira. “Estamos vivendo um momento de tempestade perfeita para que a obra do trecho pernambucano da ferrovia seja concluído”, disse o prefeito Fábio Lisandro.



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