
O cosmonauta russo Oleg Artemyev publicou nesta segunda-feira (28), em redes sociais, uma foto em alta resolução da área de Cabedelo e parte de João Pessoa, capturada diretamente da Estação Espacial Internacional (ISS).
No registro, é possível ver toda a extensão do município de Cabedelo, os bairros de Aeroclube, Jardim Oceania e Bessa em João Pessoa, parte do município de Lucena e a Ilha da Restinga. Em resposta, usuários do Instagram respondiam a localização da imagem citando as cidades que apareciam na foto de Artemyev.
“Na foto do espaço – Brasil ensolarado! Quais cidades você reconheceu nas fotografias?”, comentou Artemyev, em russo na legenda da imagem.
Além do registro das cidades paraibanas, em uma galeria com outras imagens, o russo mostrou a região da capital pernambucana Recife, o trecho da ponte que dá acesso a praia da Caueira, próximo a Aracaju, em Sergipe, e outras regiões da zona costeira do litoral brasileiro.
A Estação Espacial Internacional (ISS) é um laboratório espacial que está na órbita da Terra há 25 anos, foi construído entre 1984 e 1993 e está tripulado desde 2000. De acordo com a NASA, mais de 270 astronautas já visitaram a estação.
A ISS continuará a ser um laboratório funcional em órbita até pelo menos 2030, e, depois disso, sua vida útil chegará ao fim. A expectativa é que isso aconteça no início de 2031, quando a ISS completará 32 anos.
A Nasa deseja trazer alguns pequenos objetos do interior da estação espacial para exibição em museus, como o sino e os diários da nave, painéis com emblemas e outras lembranças. Esses objetos poderão ser trazidos de volta nas naves de abastecimento da SpaceX no último ano ou dois de operação.
Como cosmonauta, Oleg Artemyev participou das Expedições 39/40 em 2014, 55/56 em 2018 e 66/67 em 2022. No site da Nasa não explica em qual missão ou serviço Artemyev está envolvido atualmente.