
O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, classificou como “amistoso” o encontro com o governador João Azevêdo (PSB). A reunião ocorreu na manhã desta quinta-feira (25) na Granja Santana e tratou, entre outros assuntos, sobre possível aliança nas eleições de 2026.
Em declaração ao colunista Felipe Nunes, da CBN João Pessoa, Carlos Lupi disse que, entre os temas abordados, está o apoio do PDT à pré-candidatura do vice-governador Lucas Ribeiro (PP) ao Governo do Estado. Lupi afirmou que a questão está “em aberto”, mas deve se concretizar em 2026.
Um dos fatores que vão pesar na definição na Paraíba, segundo ele, é a aliança nacional entre o PDT e o PSB. Isso também deve se refletir na disputa para o Senado, que tem João Azevêdo como pré-candidato.
“Foi um encontro cordial e amistoso em sua residência oficial, onde fizemos uma análise sobre a política estadual e nacional”, disse. “Como nós temos uma aliança nacional muito solidificada é bem provável que sigamos por esse caminho”, afirmou.
Além do encontro com o governador, Carlos Lupi se reuniu com o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, que recentemente se desfiliou do PP e se aproxima de partidos do bloco oposicionista. Nos bastidores do partido, há quem defenda um entendimento político com o prefeito.
Para a CBN, no entanto, Lupi justificou que o encontro ocorreu porque PDT apoiou o prefeito em 2024 e tem boa relação política com o gestor. “Foi um encontro rápido com o prefeito, mantendo um diálogo bom em aberto, dentro da democracia em que vivemos”, concluiu.
Ex-ministro da Previdência, Carlos Lupi deixou o posto em meio deste ano. Sua gestão entrou em crise com a investigação que revelou um esquema de fraudes e desvios de dinheiro de aposentadorias e pensões do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Ele negou participação nas irregularidades.