O deputado Jarbas Filho (MDB) usou suas redes sociais para se posicionar sobre o impacto da taxação do Governo Trump sobre a fruticultura, em especial a exportação da manga, do Vale do São Francisco. Recentemente, produtores e empresários reclamaram sobre o prejuízo sofrido na venda das frutas para o exterior e procuraram ajuda do Governo do Estado e do Governo Federal.
Em sua fala, Jarbas Filho se coloca à disposição dos empresários e dos que vivem da fruticultura para buscar soluções para o problema. “Como presidente da Comissão de Assuntos Internacionais da Assembleia Legislativa de Pernambuco, me solidarizo com todos que fazem a fruticultura acontecer. E reafirmo: meu mandato está à disposição para buscar soluções junto ao Governo Federal, o Governo do Estado e às entidades competentes”.
Segundo dados publicados em 2024 pela Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), o Vale do São Francisco é responsável por 90% da manga exportada pelo Brasil, e os Estados Unidos são o principal destino, absorvendo mais de 60% dessa produção. Só em 2023, foram quase 270 mil toneladas exportadas.
“Com o aumento das tarifas, a competitividade internacional fica ameaçada. E quem sofre são os produtores, empresários, cooperativas e trabalhadores que movimentam essa cadeia com tanto esforço”, afirmou o parlamentar.