O custo do pedágio para caminhões nas BRs-324 e 116, que integram a concessão denominada Rota 2 de Julho, poderá ser de quatro a seis vezes superior ao valor atual. A projeção foi apresentada durante a quarta e última sessão da Audiência Pública promovida pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), realizada em Brasília.
O alerta partiu do presidente da Associação Nacional de Usuários de Transporte de Cargas (ANUTC), André Siqueira Aguiar, que participou da audiência de forma remota. Segundo André Siqueira Aguiar, o aumento tarifário pode provocar um impacto expressivo no setor de transporte de cargas, com efeitos em cadeia sobre a economia e a logística nacional.
“Um veículo pesado de cinco eixos, ao percorrer todo o trajeto da rodovia, paga atualmente R$ 185. Com a nova estrutura tarifária, esse valor saltará para R$ 580 no segundo ano da concessão e poderá alcançar R$ 700 a partir do sétimo e oitavo anos. É um aumento gigantesco, que compromete a competitividade do setor”, afirmou André Siqueira Aguiar.
Durante sua intervenção, o dirigente da ANUTC defendeu a adoção de faixas de transição, que permitam uma adequação gradual dos valores e minimizem os efeitos negativos sobre o transporte rodoviário de cargas, responsável por mais de 60% da movimentação de mercadorias no país.
A audiência pública da ANTT teve como objetivo discutir as minutas dos editais e contratos da concessão das rodovias, além de ouvir contribuições da sociedade civil, representantes do setor produtivo e autoridades. A proposta da Rota 2 de Julho prevê investimentos bilionários em obras de duplicação, manutenção e ampliação da segurança viária ao longo dos mais de 670 quilômetros de extensão das duas rodovias.
O processo de concessão das BRs-324 e 116 é considerado estratégico para a integração logística entre o interior da Bahia e a Região Metropolitana de Salvador, além de reforçar a ligação com os principais corredores de exportação do país. Entretanto, representantes do setor de transporte de cargas reiteraram a preocupação com os impactos econômicos e sociais decorrentes da elevação tarifária.
A ANTT informou que as contribuições à audiência pública poderão ser enviadas por escrito até o dia 30 deste mês, por meio do site oficial da agência. A expectativa é que o edital seja lançado ainda neste ano.