Inspirada pelos símbolos da natureza e das religiões de matriz africana, a artista visual Bianca Amoras concebeu a exposição “Triângulo das Águas”, que será aberta nesta sexta (26), às 19h, na UERN, bairro Potengi, zona norte. A vernissage também vai contar com a participação do tradicional Afoxé Estrela da Manhã, que fará um cortejo cenopoético inspirado na obra. A mostra seguirá aberta à visitação gratuita até o dia 10 de outubro.
Segundo Bianca, a água é um elemento de centralidade em sua vida e na criação artística. “São quase 10 anos trazendo-a como protagonista da minha poética, relacionando-a aos meus deslocamentos territoriais e ancestralidade”, declarou. Na mostra, Bianca estabelece um diálogo entre as águas do Pará, seu estado natal, e do Rio Grande do Norte, onde fixou residência desde 2021.
Entre as locações escolhidas para as experimentações visuais estão a praia de água doce Marahú, na Região Metropolitana de Belém; o igarapé Rio de Ouro, no distrito de Matapiquara (PA); rios Itacaiúnas e Tocantins, em Marabá (PA); além da Praia de Pirangi do Sul e da prainha do Lago Azul, em Pium, ambas no RN.
O projeto surgiu do desejo de fazer um encontro simbólico entre as águas desses lugares, segundo a artista. “Uma forma de retratar a minha própria poética, e de refazer com os meus passos a caminhada dos meus ancestrais”, ressaltou.
Serviço:
Exposição “Triângulo das Águas”. Abertura dia 26 (sexta), às 19h, na UERN, zona norte.