Virgílio Oliveira tomou posse como administrador-geral de Fernando de Noronha na noite da última quinta-feira (21). A solenidade aconteceu no Conselho Distrital da ilha e contou com a presença de conselheiros distritais, autoridades, membros da comunidade local, familiares.
Durante a cerimônia, Virgílio Oliveira prestou juramento, se comprometeu a cumprir as Constituições Federal e Estadual, respeitar as leis e promover o bem coletivo, inspirado nas tradições de lealdade, bravura e patriotismo do povo pernambucano.
“Tenho como objetivo fazer uma grande gestão, objetivando melhorar a qualidade de vida do povo noronhense e promover o desenvolvimento turístico e sustentável da ilha, sempre priorizando a preservação do meio ambiente e do ecossistema, sua principal riqueza“.
O administrador disse que vai trabalhar para que a sua gestão seja marcada pelo verdadeiro significado de ser um servidor público. “Ou seja, o de servir ao povo. Deixo o meu compromisso com toda a população noronhense e dizer que, enquanto eu for administrador da ilha, não faltará empenho, dedicação e trabalho”.
Virgílio destacou ainda seu compromisso com setores essenciais, como educação, saúde, infraestrutura e habitação, e reforçou a disposição de manter portas abertas à população e de colaborar com o Governo Estadual, com a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, com o Conselho Distrital, o CPRH, o Governo Federal e o ICMBio.
O presidente do Conselho Distrital, Milton Luna, destacou a importância da Administração Geral, responsável por atividades de deliberação e indicação em matérias de interesse direto da população, conforme a Constituição do Estado, a Lei Orgânica de Fernando de Noronha e o regimento interno do Conselho.
“Esse é o momento que o administrador vai estar com a nossa comunidade e com o Conselho, como representante do povo. Quero dizer que ele seja bem-vindo, nos ajude, use o seu conhecimento para contribuir com Noronha. A ilha está de braços abertos. Eu acredito que Virgílio vai fazer um grande trabalho, como ele já vem mostrando. Ele realmente provou que está habilitado para gerir a ilha de Fernando de Noronha”, disse.
O novo administrador foi aprovado por unanimidade pela Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), no último dia 12 de agosto. Posteriormente, foi confirmado pelo plenário, também por unanimidade, com 34 votos favoráveis. Até então, vinha exercendo o cargo de administrador-geral adjunto desde maio, assumindo agora a titularidade da Administração, indicada pela governadora Raquel Lyra em março.
Virgílio Oliveira tem 28 anos, é advogado formado pela Universidade Católica de Pernambuco e pós-graduado em Direito Civil e Processual Civil pela Fundação Getúlio Vargas. Vem de uma família com grande tradição política, iniciada por seu avô, Sebastião de Oliveira Neto. O administrador é filho do deputado federal Waldemar Oliveira e casado com Rebeca Falcão.