Se você acha que para sentir aquele friozinho gostoso é preciso viajar para os estados do sul do país, temos uma surpresa e tanto para você! Enquanto muitos no Nordeste buscavam um refúgio do sol, os moradores de Vitória da Conquista, no Sudoeste da Bahia, estavam literalmente de casaco e xícara de chocolate quente em mãos.
Nesta quinta-feira (21), a cidade, carinhosamente apelidada de “Suíça Baiana”, viveu um dia de clima europeu. Os termômetros registraram uma temperatura surpreendente de 8.2°C, de acordo com dados oficiais do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O município não só ficou com o título de lugar mais frio da Bahia, mas de toda a região Nordeste.
Uma semana geladinha
O frio de quinta não foi um evento isolado. A semana já havia começada com temperaturas bem abaixo da média regional:
- Segunda (18): 13.1 °C
- Terça (19): 12.9 °C
- Quarta (20): 12.5 °C
E a tendência foi só baixando, culminando nos gelados 8.2°C que fizeram todo mundo correr para o armário em busca de mais um casaco.
Frio histórico: Uma tradição conquistense
Longe de ser uma novidade, o clima ameno é uma das marcas registradas de Vitória da Conquista, graças à sua altitude de aproximadamente 900 metros. A cidade já está acostumada a quebrar recordes de baixas temperaturas.
Em 24 de julho de 2024, por exemplo, a cidade registrou impressionantes 6,5°C, a terceira menor temperatura desde que os registros começaram a ser coletados, em 1976, pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).
A criatividade que o frio inspira
E quando o inverno aperta, até as tarefas mais simples viram um desafio. Quem nunca hesitou em colocar a mão na água gelada para lavar a louça? Os moradores da “Suíça Baiana” sabem bem disso e usam a criatividade para enfrentar o clima.
Nas redes sociais, um vídeo de um conquistense anônimo viralizou ao mostrar a engenhoca que instalou na pia da cozinha: uma verdadeira “gambiarra” eficiente para conseguir lavar a louça com água quente, driblando o frio com muito humor e praticidade. É o jeito baiano de transformar um desafio em uma solução inventiva!
Por que “Suíça Baiana”?
Ao mesmo tempo, o apelido não é à toa. A combinação da paisagem serrana, com neblinas frequentes pela manhã e um clima significativamente mais frio que o do litoral baiano, transporta os visitantes para uma realidade completamente diferente daquela通常 associada ao estado do sol e do calor. É um pedaço do inverno no coração do Nordeste.
Então, já sabe: se estiver planejando uma viagem para a Bahia e quiser uma experiência única, inclua Vitória da Conquista no roteiro. Só não esquece o casaco!