
Em O Poderoso Chefão (1972), a primeira parte da trilogia dirigida por Francis Ford Coppola, vemos Marlon Brando como Dom Vito, à frente da família Corleone.
Dom Vito tem três filhos e uma filha – Michael, Sonny, Fredo e Connie – e vê em Tom Hagen, seu filho adotivo, uma espécie de ouvinte e conselheiro.
Em O Poderoso Chefão 2 (1974), Dom Vito está morto, e Michael comanda os negócios da família. Michael descobre que está sendo traído por Fredo e manda matar o irmão.
Em O Poderoso Chefão 3 (1990), Fredo é um fantasma a atormentar a vida de Michael. Ele quer limpar a imagem da família e se associa aos negócios da Santa Sé.
Quem faz Fredo é John Cazale, um desses muitos atores ítalo-americanos. Em 1972, quando fez O Poderoso Chefão, Cazale tinha 37 anos. Foi seu primeiro filme.
Sob Francis Ford Coppola, John Cazale atuou no pouco lembrado, mas extraordinário, A Conversação (1974) e, no mesmo ano, em O Poderoso Chefão 2.
John Cazale contracenou com Al Pacino em O Poderoso Chefão 1 e 2 e voltou a trabalhar com ele em Um Dia de Cão, que Sidney Lumet realizou em 1975.
Um Pacino explosivo e um Cazale contido – os dois estão gigantes em Um Dia de Cão. Esse filme de Sidney Lumet é um dos grandes filmes realizados nos anos 1970.
Um Dia de Cão conta a história real de um assalto a uma pequena agência bancária e, na abertura, traz Amoreena, balada pouco conhecida do jovem Elton John.
Depois veio O Franco Atirador (1978), de Michael Cimino. Extenso, belo e controvertido filme sobre a guerra do Vietnã. Cazale está no elenco ao lado de Robert De Niro.
John Cazale tinha um relacionamento com uma jovem atriz. Era Meryl Streep. Em 1978, John Cazale tinha 42 anos. Meryl Streep estava com 28 anos.
Somente com cinco filmes, John Cazale já era um ator consagrado, um dos grandes da sua geração. Meryl Streep estava começando, ainda como coadjuvante.
O Poderoso Chefão, O Poderoso Chefão 2 e O Franco Atirador conquistaram o Oscar de Melhor Filme. A Conversação conquistou a Palma de Ouro em Cannes.
Um agressivo câncer ósseo matou John Cazale em 1978. Tinha acabado de filmar O Franco Atirador. Marcou o cinema com cinco filmes. Lembrei de John Cazale, o Fredo da família Corleone, porque, se vivo fosse, ele teria 90 anos neste agosto de 2025.