Uma obra controversa que despertou a admiração e a desconfiança de críticos. Nascida sob o signo da memória e da saudade, segundo seu próprio autor, foi uma tentativa de reencontrar a gente de sua terra, e por isso mesmo terminou sendo qualificada por muitos de seus contemporâneos como etnográfica, saudosista e autobiográfica, sem que se ressaltassem devidamente suas qualidades estéticas. Da memória à ficção. Do voltar-se ao passado à descoberta de sua alteridade.  Este é o itinerário marinho; este é nosso percurso em busca de sua ficcionalidade.

Encenada por décadas pelo TAP – Teatro de Amadores de Pernambuco, sendo um grande sucesso de público e crítica, a peça está de volta com a produção do Grupo Teatro de Raízes de Pernambuco e Capibaribe Produções. Agora, em uma nova e emocionante montagem dirigida pelo talentoso Roberto Oliveira, o espetáculo retorna aos palcos reunindo grandes nomes como Renato Phaelante, Clenira Melo, Isa Fernandes e Ivanildo Silva, além de novos talentos do grupo TRP – Teatro Raízes de Pernambuco, um novo grupo de talentos que reforça a atualidade e potência da narrativa, mas jamais deixando de seguir o brilhante texto de Luiz Marinho.

“A peça, é certamente um marco na dramaturgia pernambucana. Foi por décadas uma das mais consagradas produções do. Nós que fazemos o Teatro Raízes de Pernambuco aceitamos o desafio da remontagem desse grande sucesso. A estreia ocorreu no Teatro Boa Vista com dois espetáculos em junho e em julho com uma apresentação no Teatro do Parque. A receptividade do público foi a melhor possível e isso nos encorajou para mais uma temporada desta vez no Teatro Barreto Júnior”- destaca o ator Aderson Simões.

Sustentada por uma tênue intriga que se ramifica e se fragmenta em diversas intrigas que ora se encadeiam, ora   independem   entre   si, a peça, tem sequência   de   minidramas, comédias, misturando simpatia extrema por seus personagens e exposição bem-humorada de seus ridículos.  Esses pequenos conflitos que se organizam de maneira dispersa e independente, os personagens que entram e saem da casa, estabelecendo um jogo que ora provoca uma “impressão de real” e non-sens.

A expectativa do retorno da peça, superou todas as expectativas. A peça retrata bem a história da vida pernambucana, da família do interior de Timbaúba, de 1930, com seus causos, falas e costumes, tem momentos de cantos e dança populares, uma peça que não perde essa referência onde todo mundo acaba se identificando com sua dinâmica de ação cénica mais rápida que é exigido pelo momento atual.

UM POUCO SOBRE A PEÇA

A história se passa durante a Revolução de 1930, tendo como pano de fundo uma família burguesa conservadora, que não aceita que suas filhas se envolvam com “qualquer pessoa”. Enquanto isso, o filho da família se apaixona pela empregada doméstica, dando início a um romance carregado de encontros, conflitos, amor e rejeição — tudo permeado por muita comédia, crítica social e fofocas hilárias. E quem rouba a cena é Sanana, uma senhorinha de 80 anos que comanda o ritmo da peça com tiradas afiadas e participação decisiva no desenrolar da trama.

Prepare-se para mais uma vez, reviver esse marco do teatro nacional, que promete emocionar, fazer rir e matar a saudade do público pernambucano.

DIREÇÃO | Roberto Oliveira

TEXTO | Luiz Marinho

ELENCO | Clenira Melo, Renato Phaelante, Ivanildo Silva, Isa Fernandes, Aderson Simões, Will Menezes, Leticia Galeno, Priscila Cardoso, Ziel Almeida, Carol Constantino, Davi Aguiar, Emerson Rodrigues, Andrea Matoso, Zezé Andrade, Yluska Washington, Beto Filho, Dea Matoso, Waleska Washington e Maria Alice Oliveira.

INFORMAÇÕES DOS ATORES EM CADA FOTO

FOTO 01 | Emerson Rodrigues, Ivanildo Silva e Clenira Melo

FOTO 02 | Isa Fernandes, Emerson Rodrigues, Clenira Melo, Ivanildo Silva e Dea Matoso

FOTO 03 | Letícia Galeno, Priscila Cardoso, Zezé Andrade e Will Menezes

FOTO 04 | Dea Matoso, Emerson Rodrigues, Ivanildo Silva e Isa Fernandes

SERVIÇO

Um Sábado em 30

Dias – 23 (Sábado) e 24 (Domingo) de agosto às 19h

Local – Teatro Barreto Júnior – Pina

Valor – 100,00 (Inteira) | 50,00 (meia entrada)

Vendas antecipadas no site SYMPLA

https://www.sympla.com.br/evento/24-08-um-sabado-em-30-uma-comedia-de-luiz-marinho/3070482

Ou na BILHETERIA DO TEATRO no dia do espetáculo com 1h de antecedência do espetáculo.

Realização | Grupo Teatro de Raízes de Pernambuco e Capibaribe Produções

Classificação Etária | Livre



Source link

Compartilhar.
Exit mobile version