A educação que transforma o presente e constrói um futuro mais verde e justo tem nome, sobrenome e endereço. Três escolas do Nordeste foram consagradas como finalistas nacionais do Prêmio Escolas Sustentáveis 2025, e seus projetos inspiradores mostram como alunos e professores estão virando a chave para o desenvolvimento sustentável em suas comunidades.

A princípio, a premiação é uma iniciativa da Fundação Santillana em parceria com a Organização de Estados Ibero-americanos (OEI). Ao mesmo tempo, a premiação inclui um valor em dinheiro e vaga na grande final internacional, que acontecerá no Rio de Janeiro, em 21 de outubro, onde enfrentarão os melhores projetos do México e da Colômbia.

De acordo com Luciano Monteiro, diretor executivo da Fundação Santillana no Brasil, o prêmio é sobre criar um legado. “Esse portfólio de iniciativas inovadoras é uma das partes mais valiosas. Compartilhar todas essas experiências nos permite valorizá-las e inspirar outras escolas da América Latina”.

Conheça os projetos nordestinos que estão colocando a educação brasileira no mapa da sustentabilidade:

1. Filtro separador de água e óleo (Coaraci, BA)

Escola Sagrada Família

O problema era grave: o principal rio que abastece a cidade de Coaraci, no sul da Bahia, estava sendo contaminado pelo descarte irregular de óleos automotivos de lava-jatos locais. Contudo, diante desse desafio socioambiental, alunos e professores da Escola Sagrada Família arregaçaram as mangas.

A solução? Eles projetaram, desenvolveram e testaram um filtro separador de água e óleo de baixo custo, perfeitamente adaptável para pequenos negócios. O projeto vai muito além da feira de ciências: engaja a comunidade, conscientiza os proprietários e oferece uma solução prática e acessível para proteger o rio e a saúde pública, alinhando-se diretamente com os ODS 6 (Água Potável e Saneamento) e 11 (Cidades Sustentáveis).

2. Pátio Naturalizado (Salvador, BA)

CMEI União da Boca do Rio

Como garantir o direito ao brincar e ao contato com a natureza para crianças que vivem em uma comunidade periférica marcada pelo concreto e pelas desigualdades? A resposta do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) União da Boca do Rio foi poderosa: transformar o pátio.

Através de um processo profundamente democrático que ouviu as crianças, educadores e famílias, o espaço de cimento deu lugar a um pátio naturalizado. Com brinquedos de materiais reaproveitados e elementos da natureza, o projeto é uma forma de “rexistência” ao racismo ambiental. Ele se tornou uma sala de aula ao ar livre, promovendo o desenvolvimento integral das crianças, fortalecendo vínculos comunitários e garantindo o direito a uma infância sustentável.

3. Vila Verde: ODS em Prática (Recife, PE)

Escola Vila Aprendiz

Esta escola de Recife pegou a agenda dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e transformou em ação prática no dia a dia. O projeto “Vila Verde” integra sustentabilidade no currículo desde a primeira infância, com resultados quantificáveis impressionantes.

A escola implementou um sistema robusto de compostagem (que já desviou 6,6 toneladas de resíduos do aterro), logística reversa, uso de energia solar e até um biodigestor. Seus números falam por si: geração de 3 toneladas de adubo, economia de R$ 1,5 mil revertidos para uma cooperativa de catadores e a redução de 3 toneladas de CO₂. Dessa forma, o trabalho foi tão impactante que rendeu à Vila Aprendiz o Selo Verde do Governo de Pernambuco, tornando-a a primeira escola do estado a receber a honraria por suas práticas ambientais, sociais e de governança (ESG).

Resumo dos Projetos Finalistas do Nordeste

Assim, a tabela abaixo resume os três projetos inspiradores:

Nome do Projeto Escola Localização Objetivo Principal ODS Envolvidos
Filtro Separador de Água e Óleo Escola Sagrada Família Coaraci, BA Desenvolver um filtro de baixo custo para evitar a poluição de rios por lava-jatos. 6, 11, 12
Pátio Naturalizado CMEI União da Boca do Rio Salvador, BA Transformar o pátio de cimento em um espaço natural de brincar e aprender, combatendo o racismo ambiental. 3, 4, 11, 15
Vila Verde: ODS em Prática Escola Vila Aprendiz Recife, PE Integrar práticas de sustentabilidade (compostagem, energia solar, logística reversa) no currículo escolar. 4, 7, 11, 12, 13

Em suma, esses projetos provam, de forma tangível, que a escola é um potentíssimo agente de transformação social. Desse modo, eles mostram que quando a educação sai dos muros e abraça os problemas reais da comunidade. Portanto, o resultado é um futuro mais sustentável e cheio de possibilidades para todos.

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