A educação que transforma o presente e constrói um futuro mais verde e justo tem nome, sobrenome e endereço. Três escolas do Nordeste foram consagradas como finalistas nacionais do Prêmio Escolas Sustentáveis 2025, e seus projetos inspiradores mostram como alunos e professores estão virando a chave para o desenvolvimento sustentável em suas comunidades.
A princípio, a premiação é uma iniciativa da Fundação Santillana em parceria com a Organização de Estados Ibero-americanos (OEI). Ao mesmo tempo, a premiação inclui um valor em dinheiro e vaga na grande final internacional, que acontecerá no Rio de Janeiro, em 21 de outubro, onde enfrentarão os melhores projetos do México e da Colômbia.
De acordo com Luciano Monteiro, diretor executivo da Fundação Santillana no Brasil, o prêmio é sobre criar um legado. “Esse portfólio de iniciativas inovadoras é uma das partes mais valiosas. Compartilhar todas essas experiências nos permite valorizá-las e inspirar outras escolas da América Latina”.
Conheça os projetos nordestinos que estão colocando a educação brasileira no mapa da sustentabilidade:
1. Filtro separador de água e óleo (Coaraci, BA)
Escola Sagrada Família
O problema era grave: o principal rio que abastece a cidade de Coaraci, no sul da Bahia, estava sendo contaminado pelo descarte irregular de óleos automotivos de lava-jatos locais. Contudo, diante desse desafio socioambiental, alunos e professores da Escola Sagrada Família arregaçaram as mangas.
A solução? Eles projetaram, desenvolveram e testaram um filtro separador de água e óleo de baixo custo, perfeitamente adaptável para pequenos negócios. O projeto vai muito além da feira de ciências: engaja a comunidade, conscientiza os proprietários e oferece uma solução prática e acessível para proteger o rio e a saúde pública, alinhando-se diretamente com os ODS 6 (Água Potável e Saneamento) e 11 (Cidades Sustentáveis).
2. Pátio Naturalizado (Salvador, BA)
CMEI União da Boca do Rio
Como garantir o direito ao brincar e ao contato com a natureza para crianças que vivem em uma comunidade periférica marcada pelo concreto e pelas desigualdades? A resposta do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) União da Boca do Rio foi poderosa: transformar o pátio.
Através de um processo profundamente democrático que ouviu as crianças, educadores e famílias, o espaço de cimento deu lugar a um pátio naturalizado. Com brinquedos de materiais reaproveitados e elementos da natureza, o projeto é uma forma de “rexistência” ao racismo ambiental. Ele se tornou uma sala de aula ao ar livre, promovendo o desenvolvimento integral das crianças, fortalecendo vínculos comunitários e garantindo o direito a uma infância sustentável.
3. Vila Verde: ODS em Prática (Recife, PE)
Escola Vila Aprendiz
Esta escola de Recife pegou a agenda dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e transformou em ação prática no dia a dia. O projeto “Vila Verde” integra sustentabilidade no currículo desde a primeira infância, com resultados quantificáveis impressionantes.
A escola implementou um sistema robusto de compostagem (que já desviou 6,6 toneladas de resíduos do aterro), logística reversa, uso de energia solar e até um biodigestor. Seus números falam por si: geração de 3 toneladas de adubo, economia de R$ 1,5 mil revertidos para uma cooperativa de catadores e a redução de 3 toneladas de CO₂. Dessa forma, o trabalho foi tão impactante que rendeu à Vila Aprendiz o Selo Verde do Governo de Pernambuco, tornando-a a primeira escola do estado a receber a honraria por suas práticas ambientais, sociais e de governança (ESG).
Resumo dos Projetos Finalistas do Nordeste
Assim, a tabela abaixo resume os três projetos inspiradores:
Nome do Projeto | Escola | Localização | Objetivo Principal | ODS Envolvidos |
---|---|---|---|---|
Filtro Separador de Água e Óleo | Escola Sagrada Família | Coaraci, BA | Desenvolver um filtro de baixo custo para evitar a poluição de rios por lava-jatos. | 6, 11, 12 |
Pátio Naturalizado | CMEI União da Boca do Rio | Salvador, BA | Transformar o pátio de cimento em um espaço natural de brincar e aprender, combatendo o racismo ambiental. | 3, 4, 11, 15 |
Vila Verde: ODS em Prática | Escola Vila Aprendiz | Recife, PE | Integrar práticas de sustentabilidade (compostagem, energia solar, logística reversa) no currículo escolar. | 4, 7, 11, 12, 13 |
Em suma, esses projetos provam, de forma tangível, que a escola é um potentíssimo agente de transformação social. Desse modo, eles mostram que quando a educação sai dos muros e abraça os problemas reais da comunidade. Portanto, o resultado é um futuro mais sustentável e cheio de possibilidades para todos.
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