A construção da Ponte Salvador–Itaparica, uma das maiores obras de infraestrutura da Bahia, promete transformar a economia e a mobilidade de toda a região Nordeste. Contudo, para 44 cidades baianas, os benefícios logísticos serão diretos. E outras 250 localidades também ganharão com o novo equipamento.

Assim, com investimento de R$ 10,6 bilhões, a ponte vai encurtar distâncias, impulsionar o turismo e facilitar o transporte de mercadorias. Dessa forma, vai beneficiar cerca de 10 milhões de pessoas direta e indiretamente.

A princípio, a ponte terá efeitos mais imediatos em municípios das regiões Metropolitana, Recôncavo e Baixo Sul. Confira a lista completa:

Região Municípios Beneficiados
Metropolitana Camaçari, Candeias, Dias D’Ávila, Itaparica, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Mata de São João, Pojuca, Salvador, Salinas das Margaridas, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Simões Filho, Vera Cruz
Recôncavo Cabaceiras do Paraguaçu, Castro Alves, Conceição do Almeida, Cruz das Almas, Dom Macedo Costa, Governador Mangabeira, Maragogipe, Muniz Ferreira, Muritiba, Nazaré, Santo Antônio de Jesus, São Felipe, São Félix, Sapeaçu, Varzedo
Baixo Sul Aratuípe, Cairu, Camamu, Gandu, Ibirapitanga, Igrapiúna, Ituberá, Jaguaripe, Nilo Peçanha, Piraí do Norte, Presidente Tancredo Neves, Taperoá, Teolândia, Valença, Wenceslau Guimarães

Além dessas 44 cidades, estima-se que outras 250 localidades sejam beneficiadas indiretamente. Desse modo, inclui municípios da Chapada Diamantina, Oeste e Extremo-Oeste, que terão melhor acesso via BR-242.

Como está a obra atualmente?

  • ✅ Sondagem concluída (março/2025) – Investimento de R$ 200 milhões para análise geológica da Baía de Todos os Santos.
  • 🚧 Mobilização do canteiro de obras – Etapa em andamento, com previsão de conclusão até final de 2025.
  • 📜 Aguardando licenças ambientais – Depende de aval do Inema e órgãos federais, estaduais e municipais.
  • 🏗️ Início da construção – Previsto para 2026, com duração estimada de 5 anos.

Conheça os trechos da ponte

A princípio, a obra será dividida em quatro partes:

  1. Acessos em Salvador (viadutos e túneis na Calçada e Água de Meninos).
  2. Ponte Salvador–Itaparica (12,4 km, incluindo trecho estaiado de 85m de altura).
  3. Acessos em Itaparica (30 km de rodovias e viadutos).
  4. Duplicação da BA-001 (melhorias na via até a Ponte do Funil).

Parceria Público-Privada (PPP)

O projeto é uma parceria entre o Governo da Bahia e um consórcio chinês formado por:

  • China Civil Engineering Construction Corporation (CCECC)
  • China Communications Construction Company (CCCC)
Trabalho de sondagem para a construção da Ponte Salvador-Itaparica. Foto: Divulgação.
Trabalho de sondagem para a construção da Ponte Salvador-Itaparica. Foto: Divulgação.

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Impacto econômico esperado

  • 📈 Aumento do turismo na Ilha de Itaparica e cidades do Recôncavo.
  • 🚚 Redução de custos logísticos para escoamento de produtos.
  • 💼 Geração de empregos durante e após a obra.

Em suma, a Ponte Salvador–Itaparica é um marco para a integração regional e deve revolucionar a economia baiana. Enquanto aguardamos o início das obras, as expectativas são altas para os benefícios que trará a milhões de pessoas.

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