Foto: Assessoria
O Brasil celebra, na próxima terça-feira (23), o Dia Nacional dos Profissionais de Nível Técnico, data que ressalta a relevância desses trabalhadores para o desenvolvimento do país e chama atenção para um desafio que impacta diretamente a economia: a escassez de mão de obra qualificada.
Uma pesquisa da ManpowerGroup revelou que 81% das empresas no Brasil enfrentam dificuldades para preencher vagas de nível técnico devido à falta de profissionais preparados. O cenário acende um alerta sobre a necessidade de investir na formação técnica, considerada uma das principais respostas ao apagão de mão de obra que ameaça a competitividade nacional.
O ensino técnico desempenha papel estratégico na economia, fornecendo profissionais altamente capacitados, fortalecendo a indústria, estimulando a inovação e ampliando a geração de empregos. É o que confirma o estudo “Potenciais efeitos macroeconômicos com a expansão da oferta pública de ensino médio técnico no Brasil”, realizado pelo Itaú Educação e Trabalho. De acordo com a pesquisa, caso o Brasil aumentasse a oferta dessa modalidade de ensino, o PIB nacional poderia subir 2%, além de contribuir para a redução da desigualdade social.
“Investimentos na expansão da oferta de ensino médio técnico resultam em benefícios para toda a sociedade, com impactos positivos em produtividade, renda e bem-estar”, aponta um dos trechos do estudo.
Grau Técnico: ampliando oportunidades
O Grau Técnico, maior rede de ensino técnico particular do Brasil, tem se consolidado como um dos protagonistas na formação de profissionais para o mercado de trabalho e está preparado para ajudar ainda mais nesse cenário de alta demanda por mão de obra qualificada. Presente nas cinco regiões do país, a instituição oferece cursos acessíveis, metodologia exclusiva e conta com uma agência de empregos própria, que conecta os alunos diretamente às oportunidades disponíveis.
“O Grau Técnico tem como missão transformar vidas por meio da educação. Nossa proposta vai além da sala de aula: buscamos formar profissionais preparados para os desafios do mercado, conectando-os diretamente às oportunidades disponíveis. Em um cenário de tantas vagas abertas e carência de mão de obra qualificada, investir na formação técnica é investir no crescimento da economia e no futuro do Brasil”, explica Ruy Maurício Porto Carreiro Filho, diretor do Grau Educacional.
Com o cenário atual de milhares de vagas abertas em todo o país e a dificuldade das empresas em preenchê-las, a educação técnica se confirma como um caminho essencial para impulsionar a economia e garantir o futuro profissional de milhões de brasileiros.
Sobre o Grau Técnico
O Grau Técnico é o carro-chefe do Grau Educacional, uma das maiores redes de ensino técnico do Brasil. Com mais de 140 unidades em todas as regiões do país, a instituição oferece mais de 60 cursos nas áreas de saúde, tecnologia, indústria, gestão e negócios, formando milhares de profissionais qualificados para atender às demandas do mercado.