Publicado no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (17), o avanço representa valorização e qualificação dos educadores que atuam em comunidades tradicionais

Professores indígenas dos ensinos fundamental e médio da rede estadual da Bahia tiveram suas carreiras valorizadas com a concessão de progressão funcional por níveis, conforme previsto no Decreto Estadual nº 21.934/2023. A medida foi oficializada pela Secretaria da Educação do Estado (SEC) e publicada na edição do Diário Oficial desta terça-feira (17).

A progressão representa um avanço significativo na carreira do magistério indígena, reconhecendo o empenho e a qualificação dos educadores que atuam diretamente nas comunidades tradicionais baianas. A iniciativa reforça o compromisso do Estado com a equidade na educação e com a valorização de profissionais que desempenham um papel essencial na preservação da cultura e no acesso ao ensino de qualidade.

Para a secretária da Educação, Rowenna Brito, a medida é estratégica tanto para os educadores quanto para os povos indígenas:

“A progressão na carreira dos professores do magistério indígena garante que os povos tradicionais tenham melhores oportunidades, sem saírem das suas próprias comunidades, além de promover a equidade do ensino e dos profissionais no Estado.”

A ação integra a política de fortalecimento da educação escolar indígena na Bahia, respeitando as especificidades culturais e linguísticas dos diferentes povos, e impulsiona a permanência e o crescimento profissional de educadores que exercem papel fundamental nas aldeias e territórios tradicionais.

Com essa progressão, os professores contemplados ganham não apenas reconhecimento institucional, mas também novas perspectivas dentro da carreira pública, fortalecendo a missão de ensinar e de manter vivas as tradições dos povos originários do estado.



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