
O influenciador Hytalo Santos e o marido dele, Israel Nata Vicente, conhecido como Euro, tiveram pedido de liberdade negado pelo Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), neste sábado (16). A defesa do casal entrou com um habeas corpus, mas a liminar para que os dois fossem soltos foi negada.
A decisão foi da desembargadora plantonista Lilian Correia Cananéa, A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça da Paraíba.
Na sexta-feira (15), Hytalo e Israel foram presos preventivamente em uma casa em Carapicuíba, na Grande São Paulo. Eles são investigados por exploração e exposição de menores em redes sociais e suspeita de tráfico humano. A Justiça paulista manteve a prisão após audiência de custódia neste sábado.
LEIA TAMBÉM:
A defesa ainda não detalhou os argumentos do habeas corpus. O Jornal da Paraíba tentou contato com os advogados, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.
Na sexta-feira, após a prisão, o advogado Felipe Cassimiro afirmou em entrevista coletiva que a decisão judicial é “genérica” e acrescentou que “estamos diante de uma decisão ilegal”.
Investigações e denúncias
Hytalo Santos é alvo de investigações do Ministério Público da Paraíba (MPPB) e do Ministério Público do Trabalho (MPT) por crimes envolvendo exploração de menores em conteúdos de redes sociais. O caso ganhou atenção após denúncias do youtuber Felca em um vídeo sobre “adultização” de crianças e adolescentes.
Desde o dia 6, quando Felca citou Hytalo em vídeo, o influenciador passou a ser alvo de ações do MP-PB, incluindo mandados de busca e apreensão e ação civil pública. De acordo com a delegada Cassandra Duarte, o vídeo funcionou como um “ponto catalizador” para que as investigações fossem intensificadas.
Celulares e carro de luxo apreendidos
Em depoimento, Hytalo e Israel permaneceram em silêncio. Foram apreendidos oito celulares e um carro do tipo SUV. Eles passaram pelo Instituto Médico Legal (IML) para exame de corpo de delito e seguiram para prisão preventiva no sistema prisional comum.
Segundo o delegado Fernando David de Mello Gonçalves, do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), o casal estava em rota de fuga do país, e a prisão foi necessária para não comprometer as investigações.
“A informação que tínhamos é que eles estavam em rota de fuga do Brasil. Não sabemos quais são os países que iriam, mas pode ser [que fugisse] por Foz do Iguaçu ou pelo Sul do país mesmo”, afirmou o delegado.
Adelegada Cassandra Duarte informou que o recambiamento para a Paraíba será avaliado judicialmente.
Por que Hytalo Santos foi preso?
O magistrado apontou “fortes indícios” de crimes como:
- Tráfico de pessoas
- Exploração sexual
- Trabalho infantil artístico irregular
- Produção de vídeos com menores para redes sociais
- Constrangimento de crianças e adolescentes
O delegado Fernando David de Mello Gonçalves afirmou que o casal tinha planos de fuga, sem detalhar destinos. A localização do veículo usado pelos suspeitos ajudou na prisão em Carapicuíba, onde estavam dormindo e cooperaram com a polícia.
“É uma hipótese. Essa é uma hipótese de saber que eles, pelo menos, tinham a informação de que era provável que eles tentassem uma fuga. […] A suspeita é de que eles estavam tentando se evadir e já sabiam que seria expedido um mandado de prisão. Parece que já tinham essa noção” Fernando David de Mello Gonçalves – delegado
Quem é Hytalo Santos
Hytalo José Santos Silva, 28 anos, natural de Cajazeiras (PB), ganhou fama no TikTok e Instagram. Produzia vídeos com crianças chamadas de “filhas” ou “genros” e gerenciava perfil de sorteios com mais de 1,9 milhão de seguidores.
Hytalo e Israel se casaram em dezembro de 2023 em cerimônia de R$ 4 milhões. Desde 8 de agosto, a conta de Hytalo no Instagram está fora do ar. Antes disso, tinha quase 17 milhões de seguidores no Instagram e 5 milhões no YouTube.