O novo concurso da Polícia Federal (PF) para a área administrativa oferecerá 192 vagas em todo o país, com 20 delas destinadas a estados do Nordeste — exceto a Bahia.
As oportunidades estão distribuídas entre os seguintes estados nordestinos: Alagoas (1), Ceará (2), Maranhão (6), Paraíba (2), Pernambuco (1), Piauí (3), Rio Grande do Norte (1) e Sergipe (4). Para o cargo de agente administrativo, que exige nível médio, há sete vagas: três no Maranhão, duas no Piauí e duas em Sergipe. Já para os cargos de nível superior, são 13 vagas: quatro para assistente social, quatro para médico clínico e cinco para médico psiquiatra, com distribuição variada entre os estados.
O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) foi definido como organizador do concurso, embora o contrato ainda não tenha sido assinado. A previsão é de que o edital seja publicado até junho, com as provas ocorrendo, no mínimo, dois meses após a divulgação do documento oficial. As taxas de inscrição serão de R$ 90 para agente administrativo e R$ 110 para os cargos de nível superior. A expectativa é de que aproximadamente 300 mil pessoas se inscrevam.
Além disso, está previsto para julho o lançamento do concurso da PF para a área policial, que também será organizado pelo Cebraspe.