Tecnologia de ponta que possibilita identificar sinais iniciais do Alzheimer com mais precisão e segurança, o recurso amplia as possibilidades de diagnóstico na região e oferece aos pacientes e familiares a chance de compreender a doença em estágios mais precoces.

Na prática, o exame permite aos médicos “enxergarem” alterações biológicas relacionadas ao Alzheimer antes que mudanças estruturais ou metabólicas apareçam em exames convencionais. Para isso, utiliza uma substância radioativa chamada 18F-florbetabeno que se liga às placas de beta-amiloide no cérebro, tornando possível identificar de forma clara e não invasiva as alterações típicas da doença.

Segundo o médico nuclear da Diagnoson a+, Dr. Raphael Abegão de Camargo, o exame é fundamental para esclarecer casos de dúvida diagnóstica. “Quando a perda de memória pode estar ligada a diferentes tipos de demência, o PET-CT com radiomarcador beta-amiloide ajuda a direcionar o diagnóstico. Quanto mais cedo identificamos a doença, mais rapidamente conseguimos oferecer tratamento, acompanhamento e suporte à família”, explica o especialista.

 

Com a chegada do exame, pacientes do Nordeste não precisam mais se deslocar para os centros do Sul e Sudeste em busca dessa tecnologia. Para Felipe Matos, gestor do Centro Diagnóstico da Diagnoson a+, a conquista representa um avanço para toda a região. “Esse exame, além da inovação tecnológica, tem impacto direto na qualidade de vida da população nordestina. Agora, a Bahia oferece tecnologia de ponta, alinhada aos principais polos médicos do País, ampliando o acesso da população a recursos modernos de diagnóstico e cuidado em saúde”, ressalta Matos.

Indicações

 

O exame é recomendado para pacientes que já apresentam sintomas de perda de memória ou outras alterações cognitivas, nos quais persista dúvida diagnóstica após a avaliação clínica inicial. Entre os sinais de alerta estão esquecimentos frequentes que interferem nas atividades do dia a dia, dificuldade para lembrar palavras ou nomes, alterações de comportamento e episódios de desorientação. Se esses sintomas estiverem presentes, a pessoa deve procurar avaliação médica. O especialista, então, decide se o PET-CT com radiomarcador beta-amiloide é necessário.

Pacientes e familiares interessados podem ligar para o (71) 4004-3010 para mais informações sobre o exame.

 

Pioneirismo do Grupo Fleury no diagnóstico de Alzheimer

Além de oferecer o teste PET-CT com radiomarcador beta-amiloide com pioneirismo na Bahia, o Grupo Fleury foi a primeira empresa do Brasil a disponibilizar o teste PrecivityAD2™ — exame de sangue que ajuda médicos a diagnosticar ou descartar a doença de Alzheimer em seus pacientes.

A partir de uma amostra de sangue analisada por espectrometria de massa (EM) de alta resolução e pela dosagem das proteínas que provocam alterações cerebrais relacionadas à doença de Alzheimer, o teste detecta proteínas que indicam a presença ou ausência de placas amiloides cerebrais, uma característica patológica da doença de Alzheimer.

O exame é realizado com indicação médica e tem a capacidade de excluir a possibilidade da doença de Alzheimer, uma vez que muitas outras causas de comprometimento cognitivo, como depressão, apneia do sono, demência vascular e problemas metabólicos, podem se mascarar como doença de Alzheimer, mas são tratáveis por meio de outros cuidados de saúde.



Source link

Compartilhar.
Exit mobile version