Assessoria
No dia 4 de outubro, Alagoas promove a 6ª Conferência Estadual de Direitos Humanos, um espaço de diálogo plural, democrático e participativo voltado para a construção de propostas que fortaleçam as políticas públicas de direitos humanos no estado e no país. O encontro acontece das 8h30 às 17h, na Escola de Governo (Rua do Livramento, 153 – Centro, Maceió).
Com o tema “Alagoas por um Sistema Nacional de Direitos Humanos”, a conferência tem como objetivo consolidar um pacto estadual em defesa dos direitos fundamentais, contribuindo para a formulação de diretrizes que subsidiem a criação de um Sistema Estadual de Direitos Humanos robusto e eficiente.
A iniciativa faz parte do processo de mobilização para a 13ª Conferência Nacional de Direitos Humanos, convocada pelo Governo Federal, e garantirá a aprovação de propostas locais e a eleição de delegados(as) que representarão Alagoas na etapa nacional.
Durante o dia, os participantes irão debater seis eixos centrais:
• Enfrentamento das violências e retrocessos
• Democracia e participação popular
• Igualdade e justiça social
• Justiça climática, meio ambiente e direitos humanos
• Proteção dos direitos humanos no contexto internacional
• Fortalecimento da institucionalidade dos direitos humanos
A programação inclui palestra magna com representante do Conselho Nacional de Direitos Humanos, leitura e aprovação do regimento interno, trabalhos em grupos temáticos, plenária final para deliberação das propostas e a eleição dos delegados.
SERVIÇO
6ª Conferência Estadual de Direitos Humanos
Data: 4 de outubro de 2025
Horário: 8h30 às 17h
Local: Escola de Governo – Rua do Livramento, 153 – Centro, Maceió/AL
Realização: Governo de Alagoas – Secretaria de Estado dos Direitos Humanos (SEDH) e Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos (CEDDH/AL).
O link para inscrições é o seguinte: https://forms.gle/nheCkWMi8TLKp3b88